Sesi Cosmópolis apresenta exposição Toy Camera

Mostra gratuita reúne imagens de cenas cotidianas registradas por Iberê Romani

Está aberta a visitação gratuita à mostra fotográfica Toy Camera, de Iberê Romani, na Estação Sesi de Cultura de Cosmópolis.
As imagens, extraídas de cenas cotidianas, resultam da técnica apurada e da observação minuciosa do fotógrafo durante passeios com suas câmeras fotográficas de brinquedo – conhecidas como toy câmeras.
A exposição pode ser conferida até 7 de fevereiro.
A mostra retrata diferentes momentos e lugares, entre os quais uma cabine telefônica, um ponto de ônibus, a piscina de um clube e os trilhos de uma estrada de ferro, destacando o desafio, a expectativa e a surpresa inerentes à arte de fotografar.
Ao contrário do que se espera da fotografia nos dias atuais, em que a tecnologia e as novas mídias muitas vezes plastificam a realidade, Romani utiliza câmeras analógicas simples, com lentes de plástico, que privilegiam a experimentação e a criatividade.
A inexistência de recursos avançados como iluminação, zoom e controle de foco, somada à impossibilidade de visualizar a foto instantaneamente como nas máquinas digitais, torna as toy câmeras desejadas por aqueles que são apaixonados pela fotografia tradicional.
O resultado das fotos lembra um pouco os efeitos do aplicativo Instagram, com pequenas distorções e cores supersaturadas.
Na contramão dos novos paradigmas que norteiam os rumos da fotografia, Romani demonstra que belas imagens não precisam de equipamentos digitais sofisticados para alcançar um excelente padrão estético e expressivo.

Sobre o fotógrafo
Há quase duas décadas, as obras do artista plástico, ilustrador e fotógrafo Iberê Romani têm conquistado destaque em salões de arte, leilões, exposições (individuais e coletivas) e em museus e galerias do Brasil e exterior. Romani atua em editoras, agências de propaganda e estúdios de design – com ilustração, tratamento e retoques de imagens – e como fotógrafo publicitário, institucional e artístico.
Entre os prêmios que acumula estão os primeiros lugares na categoria escultura do Salão de Artes da Academia Brasileira de Arte (ABRA) e na etapa regional metropolitana do 18º Salão Jovem Artista do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

Serviço
Exposição Toy Camera
Local: Estação Sesi de Cultura de Cosmópolis
Avenida da Saudade, 1107 – Parque Residencial Rosamélia
Datas e horários: até 7 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9h às 19h30, e sábado, das 9h às 16h30
Informações: (19) 3812-1949 | WhatsApp: 99907-5575
Entrada gratuita

Fotos: Iberê Romani