O Centro Cultural SESI – SP inaugurará na cidade de Cosmópolis uma de suas estações. Com sua estrutura pronta e chamando atenção de quem transita pela Avenida da Saudade, na altura do ‘posto de combustíveis’, já existe certa expectativa da população para que o espaço fique pronto.
O Sesi-SP, de acordo com seu próprio site oficial, orienta que o objetivo dos projetos culturais da entidade abrangem as áreas de artes cênicas, música, literatura e artes visuais e visam fortalecer e promover a multiplicidade da arte em seus aspectos estéticos, sociais e culturais, incentivando o exercício da cidadania.
As obras do SESI no município foram iniciadas em junho de 2014, há mais de dois anos. Apesar de sua inauguração estar prevista para agosto deste ano, as mesmas se encontram atrasadas.
Em contato com a Assessoria de Imprensa do SESI-SP, a mesma declarou: “O Recebimento Provisório da Obra foi em 04/08/16, mas ainda há alguns ajustes a serem realizados, como instalação de cabeamento, correções de piso, detalhes de acabamento etc. Sobretudo, a infraestrutura de cabeamento e dados de voz está em fase de contratação.
Quanto à inauguração, ela está prevista para 2017, quando a Estação SESI de Cultura estiver pronta para funcionamento.
Pelo local, muitas atividades culturais serão desempenhadas “Atividades de estímulo a leitura, acesso a diversas formas de informação, pesquisa e arte; incentivo às práticas culturais locais com apresentações de filmes e espetáculos de teatro e música. O espaço será aberto à comunidade para convivência, informação, cultura e lazer.
O acesso ao SESI é gratuito para todas as atividades e, entre os benefícios para a população, a instituição garante: “A Estação SESI de Cultura funcionará como um minicentro cultural, que oferecerá ao trabalhador da indústria, seus beneficiários e à comunidade ao qual pertence um espaço com variedades culturais, possibilitando o acesso, informação e contato com as diferentes formas de arte e cultura, seja na literatura, nas artes cênicas, nas artes visuais, audiovisuais e na música. Os objetivos da Estação SESI de Cultura são de promover o fortalecimento cultural da região, oferecer à comunidade a possibilidade da experimentação estética por meio das atividades culturais e disseminar a cultura da leitura nas suas diferentes vertentes”.
Na capital e em todo o Estado de São Paulo, o Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso e os 54 centros de atividades culturais da instituição realizam espetáculos teatrais, musicais e de dança; encontros literários; mostras de cinema e exposições – complementados por ações educativas. Atuando efetivamente na formação de plateia, o Sesi-SP atende cerca de 2,5 milhões de pessoas anualmente.