SESI reúne lideranças em Café com a Indústria

Evento abordou estratégias para uma gestão efetiva em eSocial

Na última terça-feira (24), representantes do setor industrial da região de Cosmópolis reuniram-se na Estação SESI de Cultura do município para participar do Café com a Indústria.

O evento gratuito, que teve como objetivo abordar estratégias para a gestão efetiva em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), aliada ao gerenciamento completo do e-Social, foi conduzido pelo orientador técnico de SST do SESI-SP, Renato Rocha Canno.

Na ocasião, lideranças de 18 empresas de seis municípios tiveram a oportunidade de conhecer o time do SESI-SP, responsável pela assessoria especializada na leitura e conferência das informações enviadas ao e-Social, projeto do Governo Federal que visa desenvolver um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazenando-as em um Ambiente Nacional Virtual.

Estiveram presentes, no evento, o prefeito de Cosmópolis, Antônio Cláudio Felisbino Júnior, o diretor de centro de atividades do SESI-SP, Pedro Luiz Caliari, o diretor e a gerente regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), unidade Americana, Leandro Zanini Santos e Sílvia Boaventura Catto.

Durante a palestra, Canno alertou o público sobre o foco principal do encontro: “A área de SST pode impactar negativamente a saúde financeira de uma empresa, caso não ocorra a gestão adequada desses temas que estão em ascensão”.

Com informações de extrema confiabilidade, o especialista lançou mão de detalhes que podem favorecer a boa gestão em Saúde e Segurança do Trabalho. “Já existe na legislação um benefício por meio do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que é calculado anualmente. Se você investe em SST, consegue manter o índice baixo ou até reduzido. Para a questão previdenciária, evita-se ações regressivas em multas. Dessa forma, as empresas podem alavancar e continuar crescendo, mantendo a saúde financeira”.

No encontro, o coordenador de Relacionamento com o Mercado, Matheus Mendes, explicou aos presentes os procedimentos para solicitar às suas empresas o mapeamento da Trilha de SST do SESI-SP, com diagnóstico gratuito de eSocial. “Nós contamos com equipe multidisciplinar composta por técnicos de segurança, enfermeiros, médicos e assistentes administrativos para fazer o gerenciamento e envio dos eventos. Essa união visa levar cada vez mais segurança para o trabalhador, bem como proteger as empresas parceiras, preservando sua imagem e capital”.

“Os eventos de Segurança e Saúde no Trabalho incluídos no eSocial devem ser encarados, cada vez mais, de forma estratégica pelas indústrias, pois impactarão em um futuro próximo e de forma significativa na gestão da empresa, seja por questões de prevenção de acidentes ou por risco de potenciais em multa”, observou o diretor

Caliari. “Dessa forma, o SESI se posiciona como parceiro da indústria, apoiando as ações e alertando os riscos em SST dentro do processo industrial”.

Neste semestre, as unidades de Sumaré e Cosmópolis já atenderam 147 empresas de 20 municípios, em duas edições do Café com a Indústria. Os serviços de diagnóstico de eSocial são gratuitos e estão disponíveis para indústrias beneficiárias do SESI-SP. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: matheus.mendes@sesisp.org.br.

Na mesma oportunidade, reafirmando seu compromisso também com a educação de excelência, o SESI assinou um convênio com a Prefeitura de Cosmópolis para treinamento dos docentes da rede municipal de ensino pelo Programa Alfabetização Responsável (PAR), que oferece recursos pedagógicos aos professores e gestores com o objetivo de apoiar as escolas no processo de desenvolvimento da escrita e da leitura das crianças para que ocorra na fase adequada, ou seja, até o final do 2º ano do ensino fundamental.

Sem custo para os cofres públicos municipais, o programa reforça ações que buscam oferecer uma educação de qualidade superior, com iniciativas como alimentação com valor nutricional adequado, Projeto Infância Conectada e ensino apostilado.

O documento foi assinado pelo prefeito Antônio Cláudio Felisbino Júnior, o diretor do SESI, Pedro Luiz Caliari, o diretor do Ciesp, Leandro Zanini Santos e a supervisora técnica de ensino, Isabel Cristina da Silva.

Divulgação Sesi Cosmópolis