Sessão Solene de entrega de Honrarias e Títulos Honoríficos

Na segunda-feira, 26 de novembro, às 19h30, na Câmara Municipal, aconteceu a Sessão Solene de entrega de honrarias e títulos honoríficos, que contou com a participação do prefeito, vereadores e homenageados(as). A Casa de Leis ficou repleta de familiares e amigos dos homenageados(as) e simpatizantes da política local; muitas pessoas ficaram em pé.

Título de Cidadão Cosmopolense

Autor: Vereador André ‘Maqfran’
Cidadão: Deputado Marcos Pereira

Capixaba, de 46 anos, cristão, advogado e professor de Direito, Marcos Pereira é o presidente nacional do PRB, foi ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços em maio de 2016 e em 20 meses esteve em 16 países celebrando acordos comerciais.
De origem humilde, é filho adotivo de um casal simples do Espírito Santo. Ele não conheceu sua mãe biológica, que entregou o filho assim que nasceu. Tentou suicídio 2 vezes, mas libertou-se.
Com apenas 17 anos, tornou-se sócio de um escritório de contabilidade. Em 1995, já era diretor administrativo da TV Record do Rio de Janeiro, onde ficou até 1999, quando assumiu a Rede Mulher de Televisão. Em 2003, tornou-se vice-presidente da Rede Record de Televisão, a segunda maior emissora do Brasil. Fundou seu escritório de advocacia e, hoje, tem 20 advogados que trabalham para ele. É autor jurídico.
Foi eleito com 140 mil votos.

Título de Honra ao Mérito

Autor: Vereador Zezinho da Farmácia
Homenageada: Maria Angela Orenhas

Maria Angela Orenhas morou na Capital por toda vida, mas teve o privilégio de passar a infância e adolescência em Cosmópolis na casa dos avós.
Após vencer problema de saúde, não quis mais viver em São Paulo e está em Cosmópolis há 10 anos!
Frequenta o Centro Espírita União Espírita Luz e Verdade, onde participa de estudos e atividades beneficentes. Hoje, utilizam a cozinha da entidade para preparar cerca de 45 refeições, que são servidas aos “meninos e meninas” de rua. Também disponibilizam o banheiro com chuveiro para que eles possam tomar banho e realizar higiene pessoal. Foi então que surgiu o Projeto Sopa Solidária, que hoje conta com nove pessoas trabalhando diretamente. Essa ideia, no início, contou com colaboração do casal Suzi e Geraldo, muito conhecidos em Cosmópolis.

Título de Cidadão Cosmopolense

Autor: Vereador Aldenis Mateus
Cidadão: José Fidelis de Souza

Nascido em 28/06/31, em Laranjeiras – PE, onde cresceu e conheceu sua esposa Amália Maria, já casados há 61 anos. Possuem 7 filhos: Cícero, Maria, Edileusa, Ednaldo, Edivaldo, Adriana e Edilene.
Morador de Cosmópolis há 42 anos, foi um dos primeiros moradores do bairro Cidade Alta. Seu último emprego foi no 1º Edifício de Cosmópolis (na rua Campinas), onde se aposentou. E agora, José, com 87 anos, tem 10 netos e um bisneto.
Ele se orgulha de sempre ter sido honesto, humilde e dedicado à sua família.
Os filhos, netos, bisneto, noras e genros deixam uma homenagem: “E são tantas… quantas experiências, quantas histórias para contar…Você é o equilíbrio e a palavra de esperança. Te amamos e nos orgulhamos… Obrigado por ser você”.

Título de Honra ao Mérito

Autor: Vereador Aldenis Mateus
Homenageado: Ezequiel Augusto Viana dos Santos

Tem 28 anos, casado, pai de 01 filho, professor e empresário, nasceu em Paulínia – SP. Estudou na escola Alberto Fierz e na Célio Rodrigues Alves, onde foi presidente do Grêmio Estudantil por 3 anos consecutivos.
Trabalhou como entregador de panfletos, de marmitas e foi cobrador de ônibus. Com 18 anos, passou no concurso na Secretaria Estadual de Educação e foi trabalhar na Célio Rodrigues Alves como Agente de Organização Escolar. Formou-se em História e Pedagogia e, em 2012, adquiriu o Centro Educacional Cosmópolis = CEC, escola de ensino Supletivo que dirige até hoje. Também leciona na rede municipal de ensino.
Desde abril de 2018, Ezequiel é presidente do Projeto Arco-Íris, uma instituição que acolhe crianças e adolescentes vítimas de maus tratos e abuso sexual. Assumiu uma instituição com uma dívida de mais de R$ 200.000,00.

Título de Honra ao Mérito

Autor: Vereador Rafael Carvalho (Piauí)
Homenageado: Maurício Mendes de Souza Junior

Maurício é mais conhecido como Juninho. Tem 32 anos, é casado com Jessica Mendes, esposa que o apoia em tudo que faz. Natural de Cosmópolis, nasceu com fêmur curto congênito, tendo uma perna mais curta que a outra. Sofreu muito bullying na infância com muitas piadas na escola e até mesmo na rua, porém, os pais sempre ensinaram-lhe a passar por essas situações e superá-las.
Desde pequeno, gostava de jogar bola. Foi atrás do sonho, até que, em 2012, conheceu a modalidade Futebol de Amputados e começou a disputar campeonatos por todo o Brasil. Ficou 5 anos no Corinthians, em Mogi das Cruzes, e, em 2017, firmou parceria com a Ponte Preta e trouxe a modalidade para Cosmópolis.
Nessa caminhada, conseguiu a tão sonhada convocação para a Seleção Brasileira e a grande disputa para a Copa do Mundo.

“Tudo pela honra e glória de Deus, e devo muito aos meus pais, irmãos e minha esposa”, disse Juninho.

Título de Cidadão Cosmopolense

Autor: Vereador Edson Leite
Cidadão: Luís André Garcia

Nascido em 25/07/1991, em Vinhedo SP, solteiro. Filho único de D. Terezinha Garcia e Sr. Aparecido Garcia, Luis André chegou em Cosmópolis recém-nascido e foi criado aqui na cidade com seus pais e avós, Sr. Pedro Bertazzo Afonso e a avó D. Regina Afonso.

Estudou nas escolas: EMEB Rodrigo Octávio Langaard Menezes e na EMEB Paulo Freire.
Luís, desde criança, sempre seguiu os passos de seu avô Pedro, trabalhando no sítio, na produção de laranja e na Empresa de terraplanagm e tornou-se conhecido como Afonso Terraplanagem e pretende continuar o propósito dos seus pais e avós.

Título de Cidadão Benemérito

Autor: Vereador Edson Leite
Cidadão: Pastor Alcides José Balarin

O pastor Alcides José Balarin, nascido em Cosmópolis em 1944, ajudando seu pai, que era dirigente da Igreja, foi batizado nas águas no ano de 1956, com 12 anos de idade. Formou a 1ª banda musical, o coral e também partiu dele a existência de um grupo de jovens na igreja de Cosmópolis. É casado com Maria Aparecida Balarin, com quem teve 5 filhos: Josias, Loide, Josué, Paulo e Raquel.
Após grande trajetória religiosa, no ano de 1982, foi lançada a pedra fundamental para a construção do majestoso templo Assembleia de Deus, Ministério Madureira de Cosmópolis, com capacidade para mais de 1.300 pessoas.
Abriu diversos pontos de trabalho nos estados de São Paulo e Minas Gerais, inaugurando várias igrejas em Artur Nogueira, Holambra, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Vale do Rio Grande.
Hoje possui corpo ministerial de aproximadamente 300 obreiros, entre Auxiliares, Diáconos, Presbíteros, Evangelistas e Pastores, mais de 50 congregações.

Título de Honra ao Mérito

Autor: Vereador Rafael Carvalho (Piauí)
Homenageado: Antonio Marcos de Souza da Silva

Antonio tem 31 anos, nascido em Baixa Grande, Bahia. É casado com Letícia Fernanda Matheus de Souza e tem 3 filhos: Paulo, Grabriel e Luís.

Antonio foi consagrado pastor na cidade Mineiros do Tietê. E durante anos ajudou na causa social de recuperação e reintegração de pessoas em nossa Região.

Em 12 de dezembro de 2017, recebeu um convite para pregar aqui na cidade de Cosmópolis e também, em 28 de março de 2018, abriu uma casa de reabilitação nesta cidade, para onde se mudou definitivamente.

Ele começou o trabalho com as pessoas de rua em sua própria casa e, desde então, está trabalhando para que elas se reestruturem. Hoje, estão com 15 pessoas e algumas delas já se reconstruíram e voltaram para a vida social com suas famílias.

Título de Cidadão Cosmopolense

Autor: Vereador Humberto Hiroshi
Cidadão: Maurício Julio da Silveira

Nascido em Monte Mor, em 20/05/61, Maurício é casado com Luiza Kretlon Silveira e pai de Luiz e Fabiana.

Chegou a Cosmópolis em 1974, morou na rua Willian Newman, na José Nascimento Domingues e depois no bairro Chico Mendes, onde começou a ter contato com o esporte a partir de 1984. Começou a dirigr o clube Mancha Futebol e Samba.

Hoje, mora no bairro Nova Campinas.

Ainda é presidente do Mancha, onde o clube desempenha um grande trabalho social junto à sociedade, tanto no lazer para moradores, como no desenvolvimento de projetos sociais no tocante à educação esportiva, visando o distanciamento das crianças das drogas.

Título de Honra ao Mérito

Autor: Vereador Humberto Hiroshi
Homenageado: Guilherme da Costa

Nascido em Cosmópolis, em 1994. Começou na capoeira em 2001, com 7 anos de idade. Em 2004, pegou sua primeira graduação, no Grupo de Capoeira Guerreiros da Senzala. Em 2014, iniciou-se como instrutor de capoeira.
Em 2018, se tornou professor reconhecido pela comunidade capoeirista. Já viajou por 3 estados e aproximadamente 90 cidades representando a capoeira de Cosmópolis.
Trabalha com projetos sociais há 5 anos nos bairros Parque Ester e Colibris e no Cidade Alta (há 01 ano).
Já tirou muitos alunos das drogas. Tem vários alunos que pertencem à Academia de Capoeira Jogo Bonito.
Em suas mãos, já passaram mais de 550 alunos de capoeira.
Hoje possui quatro núcleos, um na cidade de Sumaré e três em Cosmópolis

Título de Honra ao Mérito

Autor: Vereadora Cristiane Paes
Homenageada: Daniela Ferrazzo

Uma mulher que dedicou sua vida a trabalhar pelo bem viver das outras pessoas. Nascida e criada em Cosmópolis, Daniela Ferrazzo recebe esse título de Honra ao Mérito pelos seus 21 anos de dedicação como educadora física e amiga das causas sociais cosmopolenses.
Pós-graduada em Fisiologia do Esforço, passou por diversas academias da cidade e região e é professora concursada na rede pública. Atualmente, mantém diversos grupos de ginástica localizada nas comunidades, mas é também professora do Cosmopolitano, faz parte do projeto Alongue-se do Enxuto e ainda tem tempo para ser personal trainer e manter cursos de atualizações.
Já encampou diversas campanhas sociais de arrecadação de leite, alimentos, roupas, produtos de higiene e limpeza que foram doados para entidades assistenciais de Cosmópolis. Também é incentivadora do Outubro Rosa quanto à prevenção do câncer de mama.

Título de Cidadã Cosmopolense

Autor: Vereadora Cristiane Paes
Cidadã: Carmelita Rodrigues de Campos

Nascida em Piracaia, no ano de 1935, Carmelita criou 14 filhos e, além disso, alimentou, educou e garantiu a formação escolar de todos com dignidade e sozinha!
Mesmo sendo uma mulher iletrada, é Educadora na vida real.
Hoje, com 83 anos, dona Carmelita já passou mais da metade da vida em Cosmópolis, cidade que abraçou como sua e de sua família.
Em Cosmópolis, com muita coragem, trabalhou de empregada doméstica, encarou os canaviais da Usina Ester, trabalhou na lavoura de algodão, laranja e café, costurou para fora e, sem descanso, de sol a sol, deu alimento, abrigo e escola para os filhos.
Desde cedo, ensinou o valor do trabalho, do estudo, da dignidade e da honestidade. Dos 14 filhos, 13 estão vivos.
Na Câmara Municipal, ela recebeu o Título de Cidadã Cosmopolense representando seus 14 filhos, noras, genros, os 21 netos e os 9 bisnetos!

Título de Cidadão Cosmopolense

Autor: Vereador Renato Trevenzolli
Cidadão: Carlos Roberto Duó

Nascido em 27/06/1966, na cidade de Castilho – SP, a 553 km de Cosmópolis, Carlos Roberto Duó é casado com Maria Inêz e tem um filho, o André. O pai João Duó, a mãe Alice e os irmãos Nilson e Edvaldo vieram para nossa cidade, pois, o pai procurava emprego na Replan. Aqui nasceu mais um irmão, o Wagner.
Posteriormente, vieram os tios Adevair Duó e Nelson Duó e outras tias…
Duó começou a trabalhar no Banco Nacional (hoje não existe mais) na Av. Ester. Depois, no Banco Econômico em Campinas. Em seguida, na Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos (ABENDI) em São Paulo. Em Cosmópolis, paralelamente abriu a Casa de Carnes Duó, na rua Ramos de Azevedo. Posteriormente, saiu da ABENDI e abriu uma empresa de Derivados de Petróleo na SP-332 em conjunto com uma Garagem (pátio de caminhões). A empresa permaneceu por 15 anos e foi encerrada há 1,5 ano. Hoje, vive de renda de imóveis na Capital e Litoral, mas estuda abrir um novo negócio em Cosmópolis, só está esperando a crise passar!

Título de Honra ao Mérito

Autor: Vereadora Eliane Lacerda
Homenageada: Maria Aparecida Silva dos Santos

Nascida em 08/12/1955, Maria Aparecida, conhecida por Cida, casou-se no dia 08/06/1974 com Manoel e tiveram 05 filhos: Vilanda, Jeremias, Elda, Josué e Eduardo. Tem 05 netos.

Cida é técnica em enfermagem, trabalhou 8 anos aqui em Cosmópolis e 32 anos em Paulínia, onde se aposentou.
Há 22 anos, ela é coordenadora do Grupo de Mulheres Sheknah da Igreja Assembleia de Deus Belém, presidida hoje pelo pastor Carlos Augusto. O grupo Sheknah é composto por mais de 600 mulheres. Há 36 anos, Cida é também presidente da Associação Auxiliadora Beneficente e Fundo Social da Igreja Assembleia de Deus Belém, onde centenas de famílias em vulnerabilidade social são assistidas e ouvidas, recebendo, assim, auxílio e as orações da igreja que as apresentam a Deus.

Título: Diploma de Empresa Cidadã – Amiga de Cosmópolis

Autor: Vereador Renato Trevenzolli
Empresa: Farmave – Farmácia de Manipulação Ltda.

A Farmave iniciou suas atividades como drogaria (farmácia de dispensação) em 1989, na Av. da Saudade, com o farmacêutico Luciano Ortega de Sousa Carneiro.

Em 1997, foram iniciadas as atividades em manipulação, porém, de maneira discreta. Em 1998, a farmacêutica Synara Lemos Tergulino realizou seu estágio de conclusão do curso de farmácia na Farmave. Ela recebeu proposta de sociedade.

Em 1999, a Farmave mudou de endereço e se adequou a novas regulamentações da Anvisa.Em 2009, foi aberta uma nova unidade, em Artur Nogueira.
Hoje, a Farmave conta com 15 colaboradores e 02 gestores. Ao longo desses anos, a empresa teve participação efetiva socialmente, com presença e patrocínios em vários eventos em Cosmópolis e Artur Nogueira.

Confira a galeria completa: