Setembro verde: mês oficial da inclusão social das pessoas com deficiência

Mesmo com uma legislação avançada, as pessoas com deficiência ainda enfrentam dificuldades no mercado, na educação e no acesso à saúde

Edneia Dolores dos Santos Arrebola Fernandes – Presidente da APAE

O mês de setembro, além de marcar o início da Primavera, a estação das Flores, é também para chamar a atenção da população e de empresas sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência. Estamos falando do “Setembro Verde”, campanha que teve início em 2015 e foi instituída pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP, em parceria com a Apae de Valinhos (SP), e tem como objetivo tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência. O mês foi escolhido por conta do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.
Caminhada da inclusão
“Nos anos anteriores, na APAE de Cosmópolis, fazíamos atividades sobre o setembro verde e enfeitávamos o local. Em 2018, decidimos fazer a nossa primeira Caminhada da Inclusão. A intenção era fazer do evento uma tradição para o município e torná-lo cada vez mais estruturado. Em 2019, o evento ocorreu novamente, e houve um número maior de pessoas e um crescimento significativo, tivemos muito apoio. Devido a pandemia, este ano, não poderemos fazer a caminhada, mas não deixaremos de comemorar e fazer alguma atividade”, diz Edneia Dolores dos Santos Arrebola Fernandes – Presidente da APAE.
Conscientização
“Segundo Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP, conscientizar a população sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência é o primeiro passo para construirmos uma sociedade, de fato, mais inclusiva e justa. Mesmo com uma legislação avançada, que garante cotas no mercado de trabalho e outros direitos, as pessoas com deficiência ainda enfrentam dificuldade no mercado, na educação e no acesso à saúde”, complementou.
Cor representativa
“Cristiany fala que a cor verde não é por acaso, mas por um significado especial: o verde da esperança de dias melhores para o país e para as pessoas com deficiência. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando, portanto, o nascimento das reivindicações de cidadania e a participação em igualdade de condições. E, também, por sua proximidade com a primavera, o que nos remete a pensar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos”, finalizou Edneia.