Seu bebê sofre com unhas encravadas?

Especialista comenta sobre os cuidados que devem ser tomados com os pequenos

Podopediatria, a podologia infantil, é o tratamento e diagnóstico da saúde dos pés da criança de zero a doze anos. Esse cuidado é fundamental para assegurar um crescimento correto e prevenção de possíveis disfunções que possam surgir ao longo dos anos.

Os três primeiros anos são muito importantes, pois, estabelecem a forma básica dos pés; é preciso uma preocupação especial às extremidades do pé dos recém-nascidos, pois é um local onde se recebe e perde-se mais calor.
Na maioria das vezes, as alterações nos pés são herdadas, mas também existem casos em que surgem devido à posição que a criança adota ao dormir ou podem também iniciar na gestação devido à posição fetal em que se encontram as pernas.

Cuidados
Muito cuidado quando for fazer a limpeza nas unhas. O corte incorreto pode causar transtornos por uma vida toda. Caso o seu bebê ou criança esteja sofrendo com problemas nas unhas, procure um especialista na área da podologia o quanto antes para iniciar um tratamento.
Não será algo demorado por conta da cartilagem deles ainda ser bem fina e isso facilitará muito o trabalho do profissional.
Os pés dos bebês são muito macios e flexíveis e qualquer pressão anormal causa deformidades. Além disso, esse problema só será notado quando a criança começar a andar.

Vale lembrar: Muito cuidado sempre na hora de comprar calçados para seus pequenos; Eles podem, também, causar deformidades nas unhas e pés das crianças trazendo transtorno e dor para uma vida inteira.