Seu passado tem futuro

A carta terminava assim: “Essa é a história da minha vida, um erro atrás do outro, uma besteira atrás de outra. E o que resta? Só farrapos, só cacos que ninguém mais poderá juntar. A vida acabou, não há mais futuro para mim, ninguém mais acredita em mim, todos me condenam.”.
Fiquei ali com a carta sobre a mesa, olhando através da janela da minha sala, e lembrei-me, então, de outra garota que viveu há quase dois mil anos.
Seu nome era Maria, e tinha feito tanta coisa errada na vida, tinha quebrado a cara tantas vezes e se machucado tanto, que ninguém seria capaz de acreditar que pudesse se levantar.
Mas, um dia, encontrou-se com Jesus, foi perdoada e transformada. Sua gratidão foi tão grande que, durante uma festa, em meio a muita gente, lavou os pés de Jesus com um perfume caro, beijou-os e e enxugou-os com seus cabelos longos.
Aí, um fariseu viu a cena e pensou: “Se este homem fosse profeta, saberia que essa mulher é uma pecadora”. Note bem o que o fariseu disse: “… é uma pecadora”.
Para os homens, alguém que “foi” sempre continuará sendo, carregará o estigma do seu erro para sempre.
Para Jesus, ela tinha sido uma pecadora, mas não era mais, porque Ele estava entre a mulher e o seu passado; e Ele é que faz a diferença entre o passado e o presente, a vida e a morte, o fracasso e a vitória. Jesus não conta o passado por mais improdutivo que tenha sido.
Para Ele, a história da minha vida é apenas história, por mais que ela esteja cheia de episódios escabrosos. O que conta para Ele é o meu presente e o meu futuro, e Ele sempre vê um futuro maravilhoso em qualquer pessoa.
É isso que me impressiona em Jesus e comove o meu coração, enchendo-o de gratidão. Ele sempre pensa nas possibilidades futuras, e não tanto no passado. Trata você de acordo com o que você pode chegar a ser e não de acordo com o que você foi.
Às vezes, a gente cai, se levanta, pede perdão, torna a cair e pede novamente perdão. Você diz, todo envergonhado: “Senhor, aqui estou outra vez”.
E Jesus olha para você com amor e pergunta: “Outra vez? Por que outra vez, se é a primeira vez que vejo você aqui?”.
Sabe, quando Jesus perdoa, Ele esquece. Lança seu passado no fundo do mar e lhe mostra o azul límpido de um céu sem limites, cheio de possibilidades futuras.
Então, meu amigo, levante a cabeça! Jesus o aceita do jeito que você é, e o vê do jeito que Ele sabe que você será um dia.
Se o mundo não acredita mais em você, que Deus perdoe o mundo. Se as pessoas o condenam por seu passado, que Deus tenha piedade delas.
Mas você não, por favor, você não tem o direito de pensar que tudo acabou e que ninguém mais poderá juntar os cacos de sua vida. Não, Jesus acredita em você. Isso é o que realmente conta. E, a partir daí, tudo pode ser diferente. Porque Ele é a diferença.
Pense nisso!

Alejandro Bullón
Revista Mocidade