Simone Cristina Zanelatto

Esta semana, Simone Cristina Zanelatto, 41 anos, conta sua trajetória para o quadro “Minha Vida, Uma História”.
Nascida em São Paulo – SP, Simone inicia contando que viveu na capital até seus 18 anos de idade. “Vim para Cosmópolis em 1995 e, a princípio, levei um grande choque pela diferença de ritmo das cidades. Fui me acostumando com o tempo e, hoje, só vou para São Paulo a passeio e com um grande desejo de voltar para cá (risos)”, afirma.
Já em Cosmópolis, a jovem Simone buscou terminar seus estudos e se introduzir no mercado de trabalho. “Trabalhei por vários anos no ramo de vendas de cursos extracurriculares, como inglês e informática, para o antigo Centro Cultural Americano, em Paulínia. Sempre fui uma pessoa comunicativa, por isso, acabei me dando bem na área”.
Em 2003, Simone casou-se com seu atual esposo e, tempos após isso, o mesmo sofreu um acidente que obrigou a esposa a se afastar de seu emprego. “Com esse ocorrido, passei a me dedicar a trabalhos voluntários. A princípio, me envolvi com o Encontro de Jovens com Cristo (EJC), na Paróquia Santa Gertrudes, que visava muito a inclusão. Após deixar esse posto, passei a visitar o projeto Arco-Íris. O que, no início, eram apenas duas visitas por semana, se tornou parte da minha vida”, explica.
Logo ela se viu apaixonada pelo ato de voluntariedade. “Aprendi muito com todos os trabalhos que fiz. No projeto Arco-Íris, por exemplo, aprendi demais com as crianças, passei a ser mais humana e a dar mais valor à vida. Já no EJC, o sentimento era, e ainda é, de satisfação, pois, lá conhecemos muitos jovens com conflitos internos que, após o projeto, aprenderam a lidar com eles e seguiram um bom caminho”, desabafa.
E hoje, Simone Cristina se considera uma pessoa grata e feliz por tudo que tem. “Com todas as experiências que tive, aprendi que nunca estamos preparados para nada, por mais idade que tenhamos. Tudo que vi e vivi trouxeram-me grandes lições. Hoje, percebo que não preciso de muito para ser feliz”, finaliza.