Sistema antiesmagamento previne acidentes graves com vidro elétrico

Prender o dedo ou a mão no vidro do carro é um acontecimento mais comum do que se imagina. Esse tipo de acidente pode ser muito perigoso, já que o vidro elétrico pode exercer uma força de até 17 quilos, sob o objeto que estiver entre a porta e o vidro.
Esse problema é solucionado através do sistema antiesmagamento, obrigatório aos carros saídos de fábrica a partir de 2017. A lei 5124/09 institui a norma para que os fabricantes de veículos acrescentem, como item de segurança obrigatório por lei, o sistema antiesmagamento, caso o carro venha equipado com vidro elétrico.

Os sistemas de vidro podem ser por catraca

Na justificativa, a redação, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), vai evitar que o ocupante do veículo sofra o risco de ter a mão ou braço comprimido pelo vidro contra a janela. O mecânico Ramon Queiroz explica que, com esse sistema, o percurso do vidro é calculado pelo tempo e, caso tenha algo no meio, por exemplo uma mão, o vidro para de subir e torna a descer em posição inicial, evitando, assim, o esmagamento de mãos, braços ou outros membros. A ocorrência é comum com crianças e bebês.
O mecânico explica que, anteriormente, o sistema de vidro elétrico subia obrigatoriamente até o final do percurso, podendo, assim, empurrar e pressionar algo que estivesse no caminho.

O que define a lei:
Para o seu fechamento, as janelas energizadas (elétricas), o teto solar e o painel divisor, os veículos dotados de acionadores energizados devem dispor de dispositivo de inversão para operar com sistema automático ou se ocorrer qualquer das seguintes condições:
a) Pelo próprio acionador energizado ativado através do acionamento não contínuo da chave em pelo menos uma das fechaduras acessíveis externamente ao veículo;
b) Pelo próprio acionador energizado ativado por meio de controle remoto;
c) Pelo próprio acionador energizado ativado por acionamento não contínuo do interruptor de acionamento;
d) Qualquer outra circunstância que promova o fechamento das janelas energizadas, teto solar e painel divisor por sistema automático ou outra condição não prevista no item 4.1.

Ramon Queiroz
Subway – Som e Acessórios
R. Eurides de Godoy, 212,
Centro. Tel. 3872-1841

O CONTRAN obrigou que todos os módulos de subida de vidro possuam sistema antiesmagamento (dispositivo de inversão), e ainda criou parâmetros para que este sistema seja liberado.

Além da catraca, dependendo do modelo, pode ser a cabo

Dispositivo
de inversão
O dispositivo deve inverter o movimento antes de exercer uma força de aperto superior a 100 N dentro de uma abertura de 4 mm a 200 mm acima da extremidade da janela energizada, painel divisor ou a frente da extremidade frontal de um teto solar na função deslizante e à posição de abertura de um teto solar na função inclinável.
Isso significa que, desde o começo de 2017, todas as empresas deverão oferecer, instalar, ou comercializar módulos de subida de vidro que não possuam sistema antiesmagamento.

Instalação
Para aqueles que têm carros fabricados em datas inferiores à da lei e gostariam de obter o sistema, Queiroz tranquiliza explicando que também existe a possibilidade de ser instalado o sistema antiesmagamento.