Sistema High Fidelity é o que há de mais moderno no mercado automotivo

O sistema Hi-Fi, que vem do inglês High Fidelity (Alta Fidelidade) é o que há de mais moderno e tecnológico no quesito som automotivo. Hi-Fi ou High Fidelity significa que o aparelho consegue reproduzir sons mais próximos da realidade, principalmente em músicas acústicas, minimizando ruídos e distorções com o uso de um ou mais canais.

Existente no mercado há vários anos, o som Hi-Fi pode ser utilizado em ambientes fechados (residência, por exemplo), ambientes abertos e também em automóveis. Para isso, além de ter a consciência que se trata de equipamentos de alto custo, o condutor tem que se atentar também aos regulamentos do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e não ultrapassar os limites de volume exigidos pelo órgão.

O empresário Ramon de Queiroz trabalha com a tecnologia desde 2003, mas conta que o aperfeiçoamento com o sistema Hi-Fi veio por volta de 2006. “Eu trabalho com o som automotivo Hi-Fi há um bom tempo. Todos os meus clientes notam a diferença na qualidade e saem satisfeitos com o sistema adquirido”, afirma Ramon.

Além de ser comparada com a qualidade de som de cinema, a tecnologia Hi-Fi permite ao ouvinte distinguir qual equipamento de som está sendo utilizado naquele momento (violão, guitarra, baixo, piano, etc.) e qual a posição exata do músico. “Quando a música tocada está na versão acústica, por exemplo, o motorista e seus passageiros conseguem perceber com clareza em qual lado do palco cada músico está”, reforça o empresário.

Para obter o som com a máxima qualidade obtida nos sistema Hi-Fi, o mesmo é composto por três classes de módulos: A, AB e D.

O módulo A, por exemplo, são os mais caros encontrados no mercado. Porém, dentre os demais citados, este é o que possui a resposta de áudio mais pura, tornando-se o mais eficaz em termos de qualidade sonora. O módulo AB é mais acessível ao público, pois seu valor é um pouco mais baixo e também possui alta qualidade sonora. Já o módulo D consegue extrair alta potência, mas, perde um pouco em relação aos demais no quesito qualidade.

Para a instalação correta do sistema Hi-Fi, além de não ter medo de gastar com os equipamentos, o proprietário do automóvel também deve incluir nos gastos a parte de isolamento acústico do veículo. Para isso, o responsável pela instalação faz a aplicação de mantas asfálticas específicas no interior do veículo.

Segundo Ramon, é possível obter um som de qualidade a partir de R$ 1.700,00. Porém, de acordo com o desejo do cliente, existem no mercado brasileiro equipamentos para um som Hi-Fi com investimento de até R$ 100 mil.

Subway Som e Acessórios Rua Eurides de Godoy, 212 F. (19) 3872-1841

Subway Som e Acessórios
Rua Eurides de Godoy, 212
F. (19) 3872-1841