Sobre limites e liberdade

Por que essa relação anda tão conflituosa?

Segundo especialistas que estudam a educação de crianças ao longo de gerações, estamos vivendo um momento peculiar em relação aos limites. Quem está criando filhos hoje é diferente de quem criou no passado, pois vivemos em uma sociedade bastante distinta. Essas mudanças implicam na educação das crianças: embora parte desses pais queiram dar limites e entendam essa necessidade, eles não sabem como fazer.
Dar limites é chato, difícil, cansativo e são anos de trabalho diário e ininterrupto. Nem sempre é fácil porque para educar é preciso equilibrar a balança, ter autoridade sem ser autoritário, ponderar entre agressividade e permissividade. O caminho é árduo, mas tem que ser trilhado.
O mais importante é que os pais entendam que, se forem coerentes, tiverem regras claras e sensatas, não irão prejudicar a criança. É assim que as relações se constroem e se fortalecem.

Fabiana R. Dester
Pedagoga e psicopedagoga, Professora de OPEE – Orientação Profissional, Empreendedorismo e Empregabilidade (sob a orientação de Léo Fraiman) no Colégio Objetivo Cosmópolis