Sonhos adiados

Em seu poema “Sonho Adiado”, Langston Hughes faz uma pergunta essencial na vida. O que acontece com sonhos adiados? Tantas pessoas, especialmente as mulheres, têm um depósito de sonhos adiados, trancados dentro delas.
Quando eu era moça, amava a ciência e sonhava em me tornar cientista. Então, ocorreu um incidente infeliz que me impediu de perseguir esse acariciado sonho, inclusive, mentalmente. O sonho que me havia energizado tempos atrás agora murchava como uma uva-passa ao sol, como diz o poema, e morreu. O que o poema não pergunta é o que acontece com os sonhadores, quando os sonhos são postergados ou morrem.
No meu caso, continuei a amar a ciência, porém, nunca mais considerei dedicar-me a ela profissionalmente. Durante anos, andei atrapalhada, achando que não tinha talentos que Deus pudesse usar, embora criada como cristã e, posteriormente, me tornasse adventista do sétimo dia. Mesmo com excelente desempenho acadêmico, e desenvolvendo-me socialmente, ainda achava que não tinha uma genuína identidade.
Sem muito alarde, escolhi outro caminho, a educação, que amei quase tanto quanto a pesquisa científica. A educação era empolgante, gratificante, um tipo mais discreto de caminho, embora ainda assim animador, e algo que Deus podia usar no ministério. Agora, aproximando-me do fim de uma carreira no ministério educacional, ainda me pergunto: E se eu tivesse enveredado pelo caminho da ciência?
Também me pergunto o que aconteceu com tantos outros cujos sonhos foram impedidos de se cumprir. O que faz a diferença a esse respeito na vida individual? Para mim, a diferença foi uma mãe que não deu atenção aos prognosticadores de fracasso e foi bem-sucedida profissionalmente, nunca deixando de me animar, até hoje. Exerçamos, sempre, os dons do encorajamento. Sem esse estímulo, muitas moças e mulheres, cujos sonhos são rotineiramente adiados, nunca usarão os dons e talentos que Deus lhes deu para fazer progredir a Sua causa.
Deus precisa de todas nós em Sua vinha. Se Deus nos chama, Ele qualifica. “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria” (Rm 12:6-8).

Meditações da Mulher
Casa Publicadora Brasileira