SS30: novo método treino queima gorduras e ganha músculos

É hora de trazer a ciência da perda de peso para fora da idade das trevas e aplicar uma nova compreensão sobre o impacto do exercício sobre os hormônios e metabolismo. O tipo de exercício que uma pessoa escolhe afeta dramaticamente o processamento e a utilização da energia que consome.
Exercícios inteligentes liberam hormônios no corpo e esses mensageiros químicos sinalizarão maior queima de gordura em 24 horas. Estímulos hormonais são poderosos determinantes de qual combustível o nosso motor metabólico vai usar: açúcar ou gordura. Há um estado ideal de equilíbrio hormonal que aumenta a utilização das reservas de gordura do corpo; chamamos isso de efeito metabólico. A manipulação inteligente das escolhas de estilo de vida, como o exercício, é o principal meio de acesso a este estado fisiológico altamente benéfico.
E se eu falasse que você pode treinar por uma hora e continuar gastando calorias por até 24 horas? O segredo: colocar muita intensidade nos exercícios. “Assim, nosso corpo sofre o efeito Epoc [quando consumimos muito oxigênio], obrigando o metabolismo a permanecer acelerado por muitas horas até se recuperar”, explica Saulo Santos, proprietário do Studio Saulo Santos, espaço de treinamento personalizado.
É exatamente esse o objetivo do SS30, novo treinamento que acabou de ser lançado pelo próprio Studio. Apenas 30 minutos de treino intervalado, controlados e monitorados de acordo com a capacidade física do aluno, enquanto passam por quatro estações: esteira, remo ergométrico, pliometria e funcional. “Gastamos até mil calorias em um período de 24 horas, o que gera uma perda de 1,3 a 2,2 kg por semana, se a frequência for de 3 vezes semanais”, garante Saulo.
E neste modelo de atividade, qual exercício mais indicado?
Ao contrário do que parece para alguns, montar um treino de alta qualidade exige muita análise e conhecimento.

Individualidades:
Parece óbvio, mas o primeiro ponto a ser levado em conta na escolha da atividade para treinos de alta intensidade é a individualidade biológica. Por exemplo, se você tem problemas articulares, desvios de postura consistentes ou algum problema com impacto, não posso te prescrever corrida ou movimentos com elevado impacto, certo? É muito grande a chance de você se lesionar se optar por uma atividade a qual não está adaptado(a) para fazer.
Seria irresponsabilidade do profissional que está te acompanhando, prescrever um movimento complexo, como pular corda, ou saltos se você é inativo(a) e sedentário(a) e está começando agora a treinar. Esta adaptação também é muito importante!

Eficiência mecânica:
Ponto primordial para quem quer bons resultados. Ao final do treino, você tem que estar cansado(a) pela intensidade e não pelo movimento apenas. Deixe-me explicar melhor. Eficiência mecânica se refere a quantidade de energia que seu corpo demanda para realizar determinados movimentos. Quanto maior a coordenação motora intra e intermuscular, menos energia seu corpo gasta para realizar determinados movimentos.
Mas, então, devemos pensar em gastar mais energia com movimentos com menos eficiência mecânica? Jamais! Se você treina com pouca eficiência mecânica, vai acabar cansando por fatores oriundos da falta de coordenação e eficiência mecânica e não pela demanda energética em si. Desta maneira, ao invés de estar treinando, você estará apenas ficando cansado. Com isso, as adaptações acabam sendo menos eficientes ou quase nulas.
Por isso, é muito importante que você tenha uma boa sequência de aprendizado motor. Se você não se exercita e tem dificuldades com movimentos complexos, comece pelo básico. Somente se aventure em atividades mais complexas depois que tiver melhorado sua qualidade de movimento.
Caso ainda não tenha como fazer determinadas atividades, melhore sua coordenação para então poder utilizá-la, ou faça os fortalecimentos específicos. Sem isso, você até pode gostar de determinada atividade, mas, com o tempo, ficará impedido(a) de realizá-la!

Cada caso precisa ser avaliado com cuidado e responsabilidade pelo profissional que prescreve o treino. Além disso, é preciso que o acompanhamento seja constante, pois, podem existir algumas adaptações a serem feitas.
O mais importante é ser acompanhado por um profissional capacitado, que será capaz de verificar tudo isso para você! Bons treinos!