Sugestões aos cônjuges para um casamento feliz

ssoal. Cuide de sua apresentação física, e use de bom gosto.
2- Procure eliminar de sua vida e de sua conduta as pequeninas coisas que irritam e que causam dissensões. Não faça gracejos em públicos às custas do outro, nem conte “Casos” que causem constrangimento ao outro.
3- Não guarde ressentimento. Perdoe e esqueça. Não volte para trás, para trazer à memória “casos” ou incidentes já perdoados e esquecidos!
4- Continue à procura de novas experiências em conjunto. Cultive o espírito romântico. Não se esqueça um do outro, ao cumprir com as responsabilidades que você tem para com os filhos. O casamento tem que perdurar também depois que os filhos saem do lar.
5- Seja leal. Não comente as falhas e os problemas do seu casamento com outro qualquer. Se precisar de conselhos, procure um conselheiro religioso de sua confiança ou um terapeuta familiar.
6- Não procure dominar o seu cônjuge. Tenha respeito à personalidade, às convicções, à sinceridade do outro. Lembre-se que a sua individualidade termina onde começa a do outro!
7- Lembre-se da importância da prática da cortesia nas pequeninas coisas do viver diário. Faça de seu vocabulário habitual, expressões como: “Por favor”, “Me dê licença”, “muito obrigado(a)”, etc…
8- Não pense mais no que teria sido a sua vida, se tivesse casado(a) com outra(o). Tais conjecturas em nada edificam.
9- Sejam, em todos os sentidos, companheiros e cooperadores. Cultivem o bem comum e repartam todos os seus problemas e suas alegrias. Procure, em primeiro lugar, sempre a alegria e bem-estar do outro.
10- Procurem não ficar irritados, os dois, ao mesmo tempo! Aprendam a conversar, na hora certa, no local certo. Fiquem sabendo que não se há de concordar em tudo. Aprenda a reconhecer e a admitir o seu erro e peça perdão por ele.
11- Não procure prevalecer sempre o seu pensamento. Não use de táticas infantis, tais como choro, a “cara fechada”, a ira, para que a sua vontade prevaleça. Os desentendimentos serão mais facilmente desfeitos quando a reconciliação favorece a ambos.
12- Lembrem-se de que a tendência para criticar outros vem, muitas vezes, de uma insatisfação com vocês mesmos. Faça todo o possível para ser a melhor pessoa que pode ser.
13- Não perca o senso de bom humor.
14- Coloque o seu cônjuge, em primeiro lugar em sua vida, e de tal maneira que ele(ela) saiba do lugar que ocupa.
15- Procurem viver juntos as experiências que a vida traz. Vocês, com Deus, podem enfrentar qualquer problema que esta vida possa apresentar.
16- Conversem e planejem juntos a respeito das finanças da família. Façam prova de Deus, como Ele nos convida, e experimentai-O, devolvendo-Lhe o dízimo e em gratidão pelas bençãos recebidas, dando-Lhe ofertas. Vejam as bênçãos que isso traz.
17- Não negligenciem a sua saúde. Desenvolvam qualidade de vida:
a) Usando água em abundância, por dentro e por fora;
b) Fazendo regularmente exercício físico, tomando os raios do sol e respirando ar puro;
c) Repousando de 7 a 8 horas diariamente;
d) Abstendo-se de cigarros, bebidas alcoólicas, drogas, etc…
e) Tendo um regime alimentar o mais natural possível.
LEMBRE-SE: o seu corpo é o templo de Deus. Respeite-o. (I Coríntios 6:19,20)
18- Cultivem sua vida espiritual. Reservem tempo para a oração e a meditação. Conversem diariamente com Deus, e permitam que Ele também converse com vocês. Separe um tempo diariamente para sua devoção pessoal. É a sós com Deus que você buscará sabedoria para ser o marido que sua esposa sonhou ter, ou será a esposa que seu marido sonhou ter!

Pr. Jair Lima
Igreja Adventista do 7º dia
Distrito de Cosmópolis