Sugestões para montar e o que servir na ceia para o Réveillon

Celebrar o término de um ano, ciclo, vivos e dar boas-vindas ao ano vindouro é motivo de celebrar com muita alegria, fartura e criatividade!

Paulo Filho e Andreia Lima
Proprietários Paulo Eventos
F. (19) 3872-6432/ 99814-1115

A tradição diz: “O que fizer na virada do ano fará o ano inteiro”. Por isso, tantas crenças ao redor da mesa no último e primeiro jantar do ano. Queremos terminá-lo agradecendo por tudo ao lado de quem amamos e celebrando com boas-vindas o ano novo. Preparar um jantar no Réveillon precisa de amor, vontade de deixar tudo lindo, ajuda dos convidados para você não se sobrecarregar – distribua as tarefas. No meio do seu grupo, família sempre tem aquela pessoa que ama decorar, enfeitar, dar vida aos detalhes.
Reutilize as luzes do natal, bexigas douradas ou prata, mesa com guardanapos dourados ou prata são dicas que enriquecem a sua mesa. Se você não tem um jogo de jantar grande, compensa locar. Hoje, temos balões dourados com a forma do número vindouro e até frases, que enriquecem o local. Use taças e, se não tiver, os copos também são bem-vindos. O importante é a união entre os que estão presentes.
Planejar a quantidade de alimentos para servir sem desperdiçar, nem faltar. Calcula-se pela quantidade de pessoas que virão. Soma-se o total pela faixa etária. Por exemplo, crianças de 6 a 12 anos comem a metade de um homem na idade adulta entre 18 a 60 anos. Um idoso come na mesma faixa etária da criança de 12 anos. Uma pessoa adulta come uma média de 400g de proteína, acompanhado de frutas, arroz, antepastos, pão, maionese. Se for apenas a proteína e bebidas, aumenta-se para 650g. Diversificar com farofas, arroz e outras guarnições enriquece sua mesa, visto que o valor da proteína tem aumentado muito.
O que não pode faltar na ceia de Réveillon?
Frutas variadas são leves, nutritivas e hidratam nesse calor. Lentilhas e proteínas assadas são as favoritas: carnes suínas e bovinas.
O Brasil é um país muito extenso, cheio de crenças e tradições de nossos antepassados e várias etnias. Por exemplo, a lentilha que os imigrantes italianos trouxeram, por volta de 1.880, dizem que comê-la cozida na virada do ano traz riqueza – isso porque o seu formato lembrava as moedas, metais preciosos da época. Comer uvas na virada do ano é uma tradição típica Portuguesa, de três a sete caroços – em cada caroço, a pessoa faz um pedido.
O porco, leitão, também de origem europeia, é um dos nossos cardápios mais procurados nessas datas: Porco no Rolete assado. Essa iguaria não pode faltar na mesa, pois, segundo a tradição, o porco usa o focinho para fuçar pra frente, comê-lo fará com que sua vida vá para frente.
Geralmente, as aves são evitadas, pois elas ciscam para trás.
O mais importante é ser um momento de gratidão ao nosso Deus por tudo! Com orações, pedidos do força, saúde, garra para você se esforçar, trabalhar, estudar, crescer profissionalmente, pois, se você comer tudo isso e esperar, não prosperará! Muita música também é bem-vinda! E cuidado com os excessos! Veja abaixo uma indicação de receita para a ceia.

Boas festas e Deus os abençoe.

Pernil assado ao forno

Ingredientes:
4 kg de pernil
4 xícaras de vinho branco seco
2 cebolas
8 dentes de alho
Suco de três limões
2 colheres de sopa de sal
2 ramos de alecrim
4 folhas de louro
300 ml de água

Modo de preparo:
Bata o vinho, o alho, suco de limão e a cebola no liquidificador, misture com a água. Em uma vasilha com o pernil dentro, coloque a mistura, com o alecrim em várias partes do pernil e as folhas de louro. Deixe marinar por 24 horas, virando de lado a cada 3 horas. Leve ao forno, tampe com papel alumínio por uma média de 2 horas, tire o papel e deixe dourar.