Supervisor alerta sobre os cuidados em relação à dengue no mês de Janeiro

Nenhum caso foi registrado em Cosmópolis, contudo, a prevenção é fundamental

É no verão que mais ouvimos falar sobre a Dengue e outras doenças relacionadas ao mosquito. Isso porque ocorrem muitas chuvas e o acúmulo de água se torna mais frequente. Contudo, o combate às doenças como Dengue, Zika, Febre Amarela e Febre Chikungunya devem ser diários, independente da estação ou época.
Edimar Lopes de Almeida é Supervisor de Combate às Endemias em Cosmópolis e faz o alerta. “Podem ser variadas as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”.
Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da Dengue, Zika Vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela.
“Com a chegada do verão, as infestações de mosquitos, em especial as do gênero Aedes, tendem a aumentar. Isso acontece porque é nesse período em que temporadas de chuvas em praticamente todo o país, e com as águas acumuladas em recipientes inservíveis ou não que servem de criadouros (veja, a seguir, os principais criadouros) para o desenvolvimento dos mosquitos transmissores das arboviroses encontram seu habitat ideal para se proliferar”.
Edimar ainda explicou sobre o trabalho que é realizado no município para o combate ao mosquito. “Toda cidade é visitada pelos agentes de combate de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde durante todo o ano, sem interrupção. A atividade é realizada de casa em casa em 100% da área urbana.
A rotina é o combate educativo e preventivo nas áreas pré-determinadas por território. Os agentes realizam vistorias, fazem a orientação à população sobre as medidas necessárias para evitar infestações do Aedes aegypti nas residências, comércios, etc.
“Peço à população que receba os agentes em suas casas e tenham total atenção em suas orientações a você e sua família sobre as melhores formas de combate. Esses profissionais realizam as inspeções para detectar possíveis locais e recipientes propensos a serem criadouros do mosquito, eliminar os focos e dar encaminhamento a problemas mais complexos”, finaliza o profissional.

Fique atento!
As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:
– Manter caixas d’agua bem fechadas;
– Remover galhos e folhas de calhas;
– Recomenda-se não ter plantas aquáticas. Havendo, trocar a água uma vez por semana;
– Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
– Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
– Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
– Acondicionar pneus em locais cobertos;
– Fazer sempre manutenção de piscinas, fazendo o tratamento com cloro;
– Tampar ralos;
– Eliminar cacos de vidro de muros ou cimento;
– Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
– Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
– Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
– Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
– Catar sacos plásticos e lixo do quintal.

Edimar Lopes de Almeida – Supervisor de Combate às Endemias em Cosmópolis