Suspeitos de participação em roubos de carga são presos em Cosmópolis por Policiais Civis de Paulínia

Segundo Delegado, “principal foco de atuação eram cargas de combustíveis. Após a carga ser descarregada em Cosmópolis, caminhões eram levados para Santa Bárbara D’Oeste”

Duas pessoas foram presas, na manhã de quinta-feira (2), acusadas de participarem de furtos e roubos de cargas em Paulínia.
Os dois suspeitos foram presos em Cosmópolis, em uma operação realizada por Investigadores do Setor de Investigações Gerais (SIG), da delegacia de Paulínia.
Segundo informações, registradas em Boletim de Ocorrência (B.O.), a operação, que resultou na prisão dessas duas pessoas, é continuação de uma operação da Delegacia de Paulínia, realizada na sexta-feira (24).
Na operação de sexta-feira (24), nove pessoas foram presas, na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, em um barracão, onde estavam alguns veículos sem procedência comprovada.
O Mandado de Busca e Apreensão, que resultou na prisão dos dois suspeitos de envolvimento, foi expedido pela 2ª Vara Judicial, do Foro Distrital de Paulínia, com o objetivo de esclarecer roubos/furtos de caminhões e cargas.
Na manhã de quinta-feira (02), os Investigadores chegaram ao local por volta das 6h00.

img_5658_pb

Lacres que também foram apreendidos no local de armazenamento de combustível (Foto: CEDIDAS: SIG/PAULÍNIA)

Em uma garagem, no Recanto Novo Cosmópolis, os investigadores encontraram diversos lacres, com diversas numerações e de diversas distribuidoras de combustíveis da região. Esses lacres são utilizados para a lacração dos tanques, que transportam combustíveis.
Também foram encontrados diversos tanques contendo combustíveis. Entre os combustíveis armazenados no local estavam cerca de 32 mil litros de Diesel e outros 20 mil litros de gasolina.
Após prenderem um Empresário, 35 anos, no local, os Policiais foram até outro endereço. Dessa vez, no Bairro Real Center, os Policiais encontraram os caminhões, de propriedade do empresário.
Neste local, estava um Motorista, 39 anos, que disse ser funcionário do empresário.

img_5652_color

Um dos tanques onde era armazenado o combustível. (Foto: CEDIDA SIG/PAULÍNIA)

Dois veículos, carretas, estavam no pátio e também foram apreendidos pelos policiais.
O empresário e o seu funcionário foram levados para a Delegacia de Paulínia, onde a ocorrência foi registrada.
Em entrevista, o Delegado responsável pelo caso, Dr. Rodrigo Luiz Galazzo, falou sobre a investigação.
Segundo o delegado, “Essa é uma quadrilha extensa, altamente especializada nessa modalidade criminosa. Nós estamos ainda em investigação.
O que podemos falar hoje é que existem ramificações da quadrilha. Uma era responsável pelo transbordo do combustível e a outra responsável pelo desmanche dos caminhões e posterior venda das peças”.

Sobre a investigação, o Delegado também falou que “é uma investigação extensa. Nove pessoas foram presas na semana passada e novas investigações estão sendo feitas, até para saber quem eram os destinatários desses combustíveis e para qual finalidade. Também precisamos saber se esse combustível passava por algum tipo de adulteração, o que só vai poder ficar constatado após o exame pericial”.
Sobre os dois homens, que foram presos na operação, o delegado ressaltou que “eles estão intimamente ligados aos nove presos de sexta-feira passada (24/02). Eles vão ser autuados em flagrante não só por armazenamento irregular de combustível, mas também por participação na organização criminosa. Inclusive, já há investigações no sentido de possível envolvimento deles em outros tipos de crimes fora do estado de São Paulo”.