Suspensus: pilates aéreo que define o corpo e melhora a postura

Com a prática, o medo de altura também pode ser superado

Monique Paula Reis Fisioterapeuta Crefito 301329- F FisioArte – 3872-7879

Realizada no ar, a modalidade usa balanço, lira e tecido para auxiliar – ou dificultar – os exercícios de uma forma bem divertida. O Pilates é um tipo de exercício ótimo para aumentar a flexibilidade e
tonificar os músculos, além de combater a dor, melhorar a postura e
aumentar a força. Uma nova modalidade vem ganhando espaço nos estúdios de Pilates: o
suspensus. Criado no Brasil, ele utiliza cinco plataformas aéreas para deixar os exercícios ainda mais desafiadores – ou para auxiliar a recuperação de quem sofreu alguma lesão. “Misturamos os princípios do Pilates, circo, balé, fisioterapia e funcional para conseguir atingir a musculatura mais profunda e, ao mesmo tempo, alinhar o corpo”.
O Pilates Aéreo vem da união das técnicas dos exercícios básicos de Pilates clássico ao tecido. O Pilates Aéreo é um grande desafio! O praticante tem a sensação de trabalhar com o peso do próprio corpo. O foco é o trabalho da resistência muscular e flexibilidade, de uma forma divertida e prazerosa.
Como todos os movimentos podem ser adaptados, o suspensus está liberado para qualquer pessoa – crianças, gestantes e idosos. “Se o objetivo for emagrecimento, também é possível montar um circuito mais intenso, acelerando a frequência cardíaca e gastando mais calorias. O treinamento de Pilates Suspenso contém vários exercícios que podem
ajudar o aluno a tratar patologias da coluna, educar a postura, dentre outras. São exercícios realizados sem compressão articular e exigem grande recrutamento muscular, gerando ganho de força e equilíbrio.
Columpio
O tecido criado por monges budistas há séculos se transformou no queridinho das alunas (principalmente por causa das invertidas, que dão ótimas fotos). “Ele pode servir como apoio para você corrigir a execução de um exercício que não consegue fazer sozinha, como um afundo simétrico”. Já para as mais avançadas, a instabilidade se torna um grande desafio. “Algumas alunas até falam que, depois da aula, estão sentindo músculos que eram, até então, desconhecidos .” O medo de altura também é superado de uma forma bem lúdica”.
Lira
O bambolê de circo deixa de ser um acessório acrobático e ganha uma função mais com a cara do Pilates, com o objetivo de fortalecer e melhorar a postura. “Ele começa a se mover assim que você senta nele, o que faz com que pequenos movimentos se transformem em grandes desafios”.