Tabagismo e anticoncepcional aumentam riscos de doenças cardiovasculares

O uso de pílulas anticoncepcionais pelas mulheres está se tornando cada vez mais frequente e mais precoce. Pré-adolescentes, jovens e adultas fazem ingestão da pílula como precaução de gravidez ou também para o equilíbrio hormonal. Contudo, quando a mulher que faz uso do anticoncepcional é fumante, a mistura pode acarretar em variados problemas de saúde.

E cuidado; nem todas as mulheres podem fazer o uso da pílula. “O anticoncepcional é contraindicado para mulheres que têm ou já tiveram doenças vasculares como trombose, doenças cardíacas, diabetes, algum tipo de câncer ou doenças hepáticas”, explica o ginecologista Dr. Rodrigo de Angelis.

Ele ainda nos explica como a pílula age no corpo da mulher. “A pílula anticoncepcional interfere no ciclo menstrual da mulher impedindo que ocorra a ovulação. Atualmente, o uso de anticoncepcionais em países em desenvolvimento vem aumentando e estima-se que 55% das mulheres casadas fazem uso da pílula”, informa o especialista.

O tabagismo, em si, representa uma série de riscos para o organismo dos fumantes ativos e passivos. “Complicações como câncer de pulmão; boca; laringe; estômago; infarto do miocárdio; efistema pulmonar; impotência sexual; trombose venosa; úlcera do estômago”, observa o médico.

A combinação entre o uso do cigarro e a pílula anticoncepcional aumenta os riscos de doenças cardiovasculares. “Dentre as doenças mais comuns deste encontro estão a trombose venosa; infarto do miocárdio e o AVC (acidente vascular cerebral) isquêmico”, cita Dr. Rodrigo.

O ginecologista alerta que um determinado grupo de mulheres corre mais riscos de terem essas doenças pela associação entre pílula anticoncepcional e cigarro. “Dentre as mulheres que correm mais risco estão as obesas, sedentárias e com doenças prévias”, afirma.

A combinação entre os dois fatores pode, inclusive, apresentar sintomas externos. “As varizes são uma das complicações da combinação entre pílula anticoncepcional e cigarro. Porém, somente o uso de cigarro já causa envelhecimento precoce da pele e aparecimento de rugas”, finaliza o ginecologista.

 

Dr. Rodrigo de Angelis Ginecologista CRM: 96086 Medclin Cosmópolis

Dr. Rodrigo de Angelis
Ginecologista
CRM: 96086
Medclin Cosmópolis