Planejamento familiar inclui adaptação de rotinas e atividades para garantir um período de férias seguro e enriquecedor, promovendo descanso, diversão e aprendizado para os pequenos
Um dos momentos mais esperados pelas crianças é o descanso das atividades escolares, ou seja, as férias/recesso escolar.
As férias/recesso escolar, do meio do ano letivo, servem para recarregar as baterias das crianças.
Para isso, há um planejamento que envolve a família e responsáveis pelas crianças, com estratégias e protocolos, como: adaptação dos novos horários da rotina, organização da rotina diária da criança, planejamento de atividades e cuidados que envolvem os pequenos. Esses cuidados requerem atenção para o ambiente e pessoas que vão acolher e cuidar das crianças no período de férias, que deve estar seguro e atendendo as necessidades básicas da faixa etária.
E as crianças? O que farão neste período de férias/ recesso escolar?
Para os pequenos da primeira infância é primordial manter a rotina da escola, na medida do possível, mantendo os horários das refeições, brincadeiras e exercendo os cuidados primordiais. Essa rotina auxilia muito na volta à escola, após o final do recesso escolar; do contrário, corre o risco de uma nova adaptação de horários. Essa turminha ama brincar e esse momento é muito prazeroso.
Tanto para os pequenos, como para as crianças maiores, é fundamental planejar atividades lúdicas, idas aos parques e praças, brincadeiras na areia, culinárias divertidas, passeio em contato com a natureza, planejamento de piqueniques e lanches com os colegas e parentes. Tudo isso deixa os dias mais alegres e inspiradores para os envolvidos.
O descanso faz parte das férias escolares. O sono é importante para o fortalecimento das conexões sinápticas entre os neurônios e ajuda o cérebro na capacidade de adaptar e aprender, com a plasticidade cerebral. Dormir faz bem para todas as idades, o que ajuda na melhora do humor, da atenção, da memória e do desempenho escolar.
Férias escolares é tempo também de arrumar os pertences pessoais, organizar os brinquedos, doar aqueles que não utilizam mais, realizar a limpeza dos materiais escolares, apontar os lápis e limpar as mochilas. Os maiores podem ajudar na organização da casa, ajudar a lavar louças e a cuidar dos pets (se os tiver), com o acompanhamento do responsável.
Férias é tempo de ler livros, assistir a bons filmes/desenhos animados e fazer atividades físicas, como jogar bola, pular corda, dançar e correr. A tecnologia faz parte deste universo. Importante os responsáveis dosarem o tempo de uso e verificar os sites que são acessados pelas crianças e jovens. Há muitos perigos que adentram a tela dos celulares, tablets e computadores e precisam de monitoramento e acompanhamento de um adulto responsável.
Férias é tempo de ser feliz e de se preparar para o 2º semestre do ano, que vem carregado de emoções e muita aprendizagem.
Abraços!