Um conhecido meu ficou indignado com uma empresa de dedetização que contratou recentemente. Na data marcada para a realização do serviço, como já eram passados cerca de 30 minutos do horário combinado sem que o prestador aparecesse, ele resolveu entrar em contato com a companhia. Foram necessárias três ligações em um intervalo de outros 30 minutos para ouvir que não conseguiriam mais fazer a dedetização naquele dia.
Novo agendamento, nova espera e outro furo do prestador. O detalhe é que o apartamento a ser dedetizado estava vazio, disponível para alugar e o contratante foi ao imóvel exclusivamente para receber o profissional da empresa. Ou seja, ele perdeu horas aguardando em plantões inúteis, impedido de se comprometer com outros compromissos. Somente na terceira tentativa o serviço foi executado conforme o combinado.
O que fica dessa história é que a empresa prejudicou o cliente no que diz respeito a um dos “bens” mais preciosos: tempo. Numa época em que as pessoas têm rotinas frenéticas, passam parte significativa do dia no trânsito, são pressionadas a cumprirem prazos cada vez mais exíguos, perder tempo é sinônimo de prejuízo.
Tal fato gera insatisfação, reclamações e “queima” a marca. O pior é que falhas desse tipo acontecem com frequência. É o balconista mal treinado que demora para resolver a operação, o sistema que trava constantemente e atrasa a conclusão da compra, o atendimento telefônico que deixa na espera ou joga de um setor para outro, entre outras falhas.
Felizmente, há quem realmente se preocupe em aperfeiçoar seus processos, reduzindo tais ocorrências e, se não as eliminam totalmente, as mantêm em um patamar tolerável. Outras vão além e procuram oferecer opções que otimizam o tempo do cliente. Enquanto ele aguarda o serviço ser concluído (pense numa lavanderia ou oficina mecânica), ele tem no mesmo local um café, uma barbearia, espaço de coworking, por exemplo, para cuidar de seus afazeres.
Fica aqui a velha máxima: tempo é dinheiro. Valorizar o tempo do consumidor é dar aquele algo mais e apresentar um diferencial capaz de conquistar e fidelizar o público.
Tempo é dinheiro
8 de agosto de 2018 Variedades Foto: PIXABAY.COM
Veja Também
11 de novembro de 2024
Cosmópolis dá início às comemorações dos 80 anos com noite de nostalgia e dança
31 de outubro de 2024
Roda de Conversa no ‘Outubro Rosa’ reforça prevenção do câncer de mama com agentes femininas da Guarda Municipal de Cosmópolis
21 de novembro de 2024
Goodyear abre inscrições para Programa de Estágio 2025 com oportunidades em diversas áreas de atuação
29 de outubro de 2024
Cantor de Forró Benevun Pereira enfrenta leucemia com apoio de familiares e amigos
6 de novembro de 2024
Muitos abraços compartilhados, acompanhados de desabafos, lágrimas e momentos de intensa comunhão em ação da Igreja Metodista Wesleyana
19 de novembro de 2024
Festival Interno de Vôlei SUB-19 reúne talentos e promove integração em Cosmópolis
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião da Gazeta de Cosmópolis / TV Jaguari.