Temporada de frio: quais medidas tomar para proteger as crianças dos resfriados e gripes?

A vacinação contra a gripe é muito importante para quem possui problemas de saúde

Por qual motivo as pessoas, principalmente as crianças, ficam gripadas em estações frias?
Com a queda da temperatura, as pessoas se expõem a ambientes mais restritos, mais enclausurados, fechados. Não deixamos as janelas tão abertas, ficamos em ambientes procurando aquecimento. Isso faz com que o distanciamento entre as pessoas em casa, ou nos ambientes de trabalho, diminua, facilitando assim, de certa forma, a passagem das partículas virais de uma pessoa para a outra. Então, a grande maioria das infecções virais da época, como resfriado e gripe, por exemplo, têm a mesma forma de transmissão que o Coronavírus, a partir do aerossol, ou seja, partículas transmitidas por pessoas que estão doentes, que tossem, espirram, falam muito próximas às outras.
As crianças, especialmente as muito novas, com menos de 2 anos de idade, têm seu sistema imunológico ainda não completamente desenvolvido e, ao mesmo tempo, se pensarmos numa situação de normalidade, a ida precoce à escola aumenta o convívio entre crianças e, por conseguinte, a propagação desse tipo de doença.

O Doutor acredita que, com o isolamento social, menos pessoas irão ficar doentes?
Para isso, nós deveríamos estar praticando o isolamento social; as taxas de isolamento, atualmente, são as menores desde o início do quadro. Na prática, nós não estamos praticando o isolamento. As pessoas estão deliberadamente saindo mais. Nós vivemos uma época de oscilação em que enrijecemos as medidas quando tudo piora, e à medida em que melhora, há um afrouxamento. Então, nesse movimento cíclico de maior circulação de pessoas, e menor circulação, esse fator acaba não sendo produtivo, impactante. Ano passado, nesta mesma época, era o início da pandemia, e as pessoas estavam com um pouco mais de medo. Eu, nitidamente, tive uma queda acentuada de pacientes com doenças respiratórias, pois estavam de fato isoladas. Então, o isolamento pode ser o fator limitante para a propagação de doenças respiratórias? Sim. Mas, acredito que isso não irá impactar neste ano, em que não estamos praticando o isolamento da forma que deveria ter sido feito. Sem nenhum julgamento de juízo, só uma observação concreta do que ocorreu.

Quais são os principais cuidados que os pais devem ter para evitar que seus filhos fiquem doentes? Caso fiquem, o que podem fazer?
Primeiro, é importante salientar que não existe criança que não adoece. Nos primeiros anos de vida, o indivíduo é mais suscetível aos adoecimentos infecciosos. Esse fator está dentro de seu desenvolvimento, tanto que, uma vez adulto, já não se adoece tanto como se era na infância. Porque tivemos contatos frequentes. Uma curiosidade importante sobre vírus de gripe e resfriados é que nós nunca pegamos o mesmo vírus do resfriado mais de uma vez. Só que existem, entre vírus de gripes e resfriados, mais de 200 tipos. Então, é muito comum na infância, quase tudo seja inédito para a criança.
Ao passar do tempo, já tendo adoecido e entrado em contato com outros vírus, ela consegue, então, à medida que vai crescendo, e seu sistema imunológico vai se tornando mais robusto e amadurecido, não ceder com tanta facilidade.
A respeito dos pais, primeiramente, é muito importante: promover boas medidas de higiene; ambientes arejados; higienização correta das mãos; tanto as próprias quando as das crianças; sempre pesar adequadamente a necessidade da criança de ir para a creche, se aquilo para a família é cabível ou não. Muitas vezes, as pessoas precisam porque vão trabalhar, outras querem que a criança tenha a capacidade de socializar, mas, no fim das contas, às vezes, temos crianças pequenininhas que podem estar indo à creche numa fase em que dependem 100% do cuidado de outras pessoas, e isso é um fator.
Outra coisa, obviamente, é zelar por uma boa alimentação, por períodos de descanso… Uma criança com rotinas adequadas de alimentação e descanso tem melhores condições para não adoecer. E promover a vacinação, especialmente da gripe. Todo ano, temos a vacinação; este ano, por exemplo, incluindo crianças de 6 meses a até 5 anos e 11 meses. Lembrando que gripe e resfriado são doenças diferentes. A gripe é uma doença grave, então, a vacinação é importante. Você, obviamente, ouvirá falar de outras medidas, como tomar tal vitamina, tal produto, tal remédio, para estimular a imunidade. Nada disso tem uma comprovação eficaz, e não devem ser tomados sem avaliação clínica. Então, tudo é feito caso a caso, porque podemos ter crianças pré-dispostas, como crianças com asma, imunodeficiência… Então, todo caso precisa ser visto de uma forma separada e o pediatra responsável avaliar o que é cabível para aquela criança. Medidas especiais, nesse caso, podem ser tomadas se a pessoa tem um fator predisponente.

Quem deve se vacinar contra o vírus influenza? Crianças com quais doenças ou problemas precisam tomar a vacina?
Primeiramente, crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses. Depois, em períodos posteriores à campanha, crianças mais velhas, que têm um fator predisponente: imunodeficiência primária, diabetes, portadores da síndrome de down, asmáticos. Todos eles fazem jus a tomar a vacina do gripe, que é bastante importante. É realmente muito importante ser vacinado, o frio está chegando. É importante dizer que a vacina da gripe não contém o vírus vivo da gripe, contém pedaços do vírus. Então, ninguém fica gripado ao tomar a vacina da gripe.
Relatos de pessoas sobre isso, alegando que tomaram a vacina e poucos dias depois estavam com tosse, se explicam devido à pessoa ter entrado em contato com o vírus da gripe ou do resfriado, e infelizmente não teve tempo ainda de se tornar imune. E o vírus do resfriado, que geralmente são quadros mais leves, não são cobertos pela vacina da gripe. Então, é muito importante ter estes cuidados. A época do inverno realmente é uma época mais chata, moramos em uma região de amplitude térmica, onde amanhece muito frio e, no meio do dia, está calor. Então, devemos ter os cuidados redobrados.

 

Dr. André Luiz Mathias Arruda – Pediatra
CRM-SP 118967