Tendências e técnicas de tatuagem usadas atualmente

Ao longo dos anos, a tatuagem evoluiu muito e, hoje, é mais comum ser apreciada tanto socialmente como artisticamente

Izabelle Dias
Tatuadora
F. (19) 98827-7146
@izabelle.arte

Ao longo dos anos, a tatuagem evoluiu muito e, hoje, é mais comum ser apreciada tanto socialmente como artisticamente. Também surgem novas técnicas e estilos para quem gosta de desenhos na pele. Há diversas opções que abrangem diversos gostos, tanto para quem prefere algo delicado ou quem deseja uma tatuagem cheia de detalhes no desenho. Izabelle, tatuadora, atua na área há 1 ano, é especializada nas técnicas de botânica, microrrealismo, ornamentais e, principalmente, o fineline, que é uma das especialidades dela.
Tatuagem fineline é um estilo onde são feitas tatuagens com traços finos e hiper delicados, como, por exemplo: frases, símbolos, corações, palavras, borboletas, flechas… entre outros.
Tatuagens botânicas são aquelas que possuem ligação direta com folhas, folhagens, flores, frutos da natureza
Tatuagem microrrealismo é capaz de transmitir emoções, assim como uma fotografia.
Tatuagens ornamentais são usadas muitas linhas finas, tinta preta, desenhos tribais modernos, maoris, pontilhismo, mandalas e simbologias.

A técnica fineline vem sendo muito popularizada com o passar dos anos, ganhando o coração de muitos pela delicadeza e, principalmente, pelo resultado final de cicatrização, que acaba sendo mais discreto e sutil.
Mas, não é porque o fineline é composto por sutileza, minimalismo e simplicidade, que é uma técnica fácil de ser realizada. Pelo contrário, para realizar o traço mais fino e bem preciso, demanda muita concentração, agulhas finas, uma mão bem precisa e, principalmente, não respirar enquanto está fazendo o traço.
Vale lembrar que não é em qualquer lugar que ele pode ser feito. Locais como pescoço, pulso, mãos, pés e dobras tendem a não ter uma boa cicatrização comparada a outras regiões do corpo, os traços podem ficar mais claros ou acabarem estourando (aparência de borrados). Isso ocorre porque a agulha é muito fina e a aplicação do pigmento é mais sutil em comparação a outros estilos. A atenção vem sempre muito redobrada quando o assunto é traços finos, a margem de erro é muito maior, o que faz ser bem mais complicada a realização dessa técnica. É importante lembrar que a tatuagem é um procedimento artesanal, o tatuador não é como uma máquina de impressão, assim como cada pele não é uma folha de papel.
Com prós e contras, não tem como negar que o fineline é uma das técnicas mais queridas e a mais procuradas atualmente, ganhando, assim, o coração dos que procuram harmonia e minimalismo na tatuagem.
E para você que ficou ainda mais curioso para saber como são os finelines e os outros estilos, dê uma olhadinha no meu perfil profissional no Instagram @izabelle.arte