Tendões: os benefícios do Pilates para a Epicondilite

Trata-se de uma patologia que acomete, em geral, de 1% a 3% da população adulta com idade entre 35 e 55 anos

Epicondilite é um processo inflamatório que acomete os tendões localizados nos cotovelos. Eles sofrem

Dra. Sueli M. de Oliveira
Fisioterapeuta
Stúdio Sú Montaño
Crefito 139822-F

microtraumas ao realizar movimentos repetitivos, formando tecido cicatricial deficiente, pois não dá tempo de cicatrizar totalmente e, ao permanecer nesse ciclo, começa o processo degenerativo que já deu origem a epicondilite. Com a patologia instalada, surge a dor nos cotovelos e a dificuldade em segurar um objeto. Trata-se de uma patologia que acomete, em geral, de 1% a 3% da população adulta entre 35 a 55 anos.
Se pensarmos na anatomia, na articulação do cotovelo se encontram três ossos, o úmero, que é o maior osso do braço; e os dois ossos do antebraço, o rádio e a ulna. Os tendões conectam os músculos aos ossos. O úmero na região próxima a articulação do cotovelo possui duas protuberâncias chamadas côndilos. Por isso, existem dois tipos de epicondilite, a medial e a lateral. Com base na localização dos sintomas, podemos distinguir o tipo de epicondilite.
Epicondilite Medial (Cotovelo de golfista) – trata-se da inflamação dos tendões dos músculos flexores do antebraço responsáveis por dobrar os dedos e os punhos. A dor ocorre na parte de dentro dos cotovelos.
Epicondilite Lateral (Cotovelo de tenista) – trata-se da inflamação dos tendões dos músculos extensores, responsáveis por movimentos de extensão dos punhos e dedos. A dor ocorre na parte de fora dos cotovelos.
Causas
Qualquer pessoa que realiza movimentos repetitivos está sujeita a desenvolver tendinites na região dos epicôndilos. Existem algumas profissões que estão mais suscetíveis a desenvolver epicondilite, tais como: tenistas, pintores, manicures, entre outras. Geralmente, é mais frequente desenvolver no membro dominante (destro ou canhoto).
Sintomas
A dor no cotovelo é o sintoma principal, essa que pode variar de intensidade. Pode iniciar de forma mais branda e aumentar a intensidade com o decorrer do tempo.
Pode surgir também sensação de queimação, sensibilidade.
Fraqueza muscular no músculo acometido.
Dor irradiada da parte de fora do cotovelo para o antebraço.
Diagnóstico
Geralmente, feito através da anamnese, com testes e exames tais como:
• Raio X
• Ressonância Magnética
• Tomogragrafia Computadorizada
• Densiometria Óssea
• Eletromiografia
Tratamento
O tratamento vai depender da intensidade da dor e dos sintomas. Na grande maioria das vezes, o médico receita medicamentos para ajudar nos sintomas. A fisioterapia vai ajudar no controle da dor e na melhora dos movimentos.
Em casos mais graves e raros, pode ser indicada a cirurgia.
Os benefícios do Pilates no tratamento da Epicondilite:
• Fortalecimento das musculaturas do antebraço, bem como fortalecimento global.
• Fortalecimento do Core, para estabilização e equilíbrio muscular.
• Alongamentos, para aumento da flexibilidade e melhora dos movimentos.
• Ganho da consciência corporal.
• Respiração adequada par melhor oxigenação dos tecidos e aumento da circulação sanguínea.
• Melhora da coordenação motora.
Os benefícios do Pilates para a pessoa com Epicondilite vão além da cura, pois o método vai gerar um corpo mais forte e equilibrado, contribuindo para uma postura adequada aos movimentos do dia-a-dia e nas atividades esportivas, principalmente, atenuando as sobrecargas nos tendões do antebraço, evitando a sua degeneração.