Ter coragem para conversar

Quando Pedro veio para Antioquia da Síria, eu fiquei contra ele em público porque ele estava completamente errado. Gálatas 2:11

Embora o crescente uso de mídias sociais, smartphones e e-mails facilite cada vez mais a comunicação, isso também ameaça o confronto face a face. Quando discordamos de alguém ou ficamos chateados com algo, é muito mais fácil enviar uma mensagem do que conversar sobre o fato pessoalmente. Talvez seja bom observarmos como Paulo se comunicou com Pedro quando eles tiveram um desentendimento.
Paulo confrontou Pedro por comprometer a graça (Gálatas 2:11-16). Pedro passara algum tempo com os gentios, mas quando os judaizantes chegaram (criam que os pecadores eram salvos por Jesus e por meio da prática da lei do Antigo Testamento), ele se afastou dos gentios. Distanciou-se deles, embora afirmasse ser um com eles. Por ver esse comportamento duplo, Paulo, em amor, confrontou-o pessoalmente por ter cedido ao sistema legalista que não transforma vidas. Ele lembrou Pedro de que somente a graça de Deus conduz à liberdade da escravidão ao pecado e à obediência ao Senhor.
Quando nossos amigos precisam de correção, confrontá-los pode ser difícil, mas essas conversas promovem pureza e unidade. Podemos cumprir com a nossa responsabilidade de falar a verdade em amor uns para com os outros (Efésios 4:15) confiando no Espírito Santo para guiar as nossas palavras.
Ore comigo: “Deus, dá-nos coragem de confrontar os que se desviaram. Restaura-os por Tua bondade e grande misericórdia”.

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral