Terapia de casal: Para que serve? Como funciona?

Geralmente, os casais que mais procuram ajuda profissional são aqueles casais que não estão conseguindo resolver os conflitos gerados

Terapia de casal é conduzida por psicólogos e trata-se de um espaço de sigilo em que o casal é acolhido em suas

Maristela T. Lopes Ramos
Psicóloga
CRP 06/136159
Rua Santa Gertrudes, n°2063 – Bela Vista (19) 98171-8591

queixas e demandas afetivas dentro desse relacionamento.
O psicólogo, por meio da escuta, auxilia na identificação das necessidades e situações conflituosas. Ele atua como um facilitador ou mediador da comunicação/diálogo entre o casal.
Geralmente, os casais que mais procuram ajuda profissional são aqueles casais que não estão conseguindo resolver os conflitos gerados, sejam eles quais forem, já que a maior dificuldade se encontra na comunicação entre eles. Não estão conseguindo conversar, dialogar sobre o conflito, chegar a um acordo, resolver a situação.
Característica de cada um é identificada frente aos conflitos, se conseguem agir com assertividade nas suas respostas verbais e comportamentais. Um exemplo é conseguir dizer ao outro o que o está incomodando, o que o outro poderia mudar em seu comportamento caso fosse a razão principal do conflito.
Muitos casais não conseguem ter essa comunicação, se calam, ou muitas vezes esperam que o outro “adivinhe” o que quer que o outro faça ou deixe de fazer. Em casa, os casais, por inúmeras vezes, tentam se entender, mas ocorre de um não deixar o outro falar, falar mais alto que o outro, um pensar que o outro sempre tem a razão, um ou outro não cede, ocorrem choros, até agressão. Essas situações acabam por sensibilizar demais a relação, e quando surgem os problemas ou conflitos, e não querendo novamente chegar ao ponto das discussões anteriores, o casal se cala e não consegue resolver.
O problema continua lá, vão apenas colocando tudo “debaixo do tapete”. Uma bola de neve que vai tomando um tamanho incontrolável.
A psicoterapia de casal não resolve os problemas em si do casal, e sim, abre, então, esse espaço para que consigam identificar os problemas e aprender juntos a resolver, ou seja, aprender essa comunicação assertiva. A chave principal encontra-se na base de todos os relacionamentos: no diálogo e no respeito um ao outro.