Testes de prevenção devem ser realizados anualmente, diz coordenadora do CTA

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é o órgão responsável pela realização de testes rápidos, de forma acessível e de resultado imediato.
Todas as unidades básicas de saúde fornecem gratuitamente testes para doenças infecto-contagiosas, entretanto, sua realização é feita por meio de agendamentos. No entanto, existe o CTA, onde os exames são feitos de forma imediata; o paciente chega e já realiza o teste”, explica a enfermeira e coordenadora do CTA, Claudia Emilia Neves Braga Ribeiro.

Quem deve procurar o CTA?
“Todas as pessoas que tiverem algum comportamento de risco, como relação sexual sem preservativo, ou rompimento do mesmo, um acidente pérfurocortante, uso de seringa contaminada, etc., podem realizar teste rápido no CTA. Aqui realizamos testes para HIV, sífilis, hepatites, entre outros”, afirma Claudia.

Aconselhamento
“O aconselhamento acontece independente do resultado do exame; mesmo que o teste dê negativo, peço para que a pessoa retorne em 30, 60 e 90 dias, visto que ela esteve exposta a uma situação de risco, orientamos a necessidade deacompanhá-la por um período de tempo”.

Senso comum
De acordo com Claudia, ainda é comum a crença de que portadores de doenças infecto-contagiosas possuem uma aparência característica, como
os portadores da AIDS apresentavam durante a década de 1980. “Acontece que os pacientes que nos procuram são pessoas normais e não apresentam nenhuma característica que denuncie suas condições. Eles trabalham e vivem uma vida normal”, afirma.
Portadores de AIDS, atualmente, quando possuem uma boa adesão do tratamento, resultam em uma carga viral indetectável, podendo reduzir o risco de contaminação de uma pessoa para outra, além de apresentarem uma expectativa de vida muito maior do que nas décadas anteriores.

Privacidade
“As pessoas, portadoras de doenças infecto-contagiosas, ainda preferem ter sua privacidade. Aqui, por se tratar de um local mais afastado e discreto, as pessoas se sentem acolhidas. A discriminação ainda acontece, até mesmo no âmbito familiar, onde, após descobrir a condição de um familiar, os parentes não querem mais frequentar os mesmos ambientes, beber no mesmo copo, sentar nos mesmos lugares, etc. Aqui, buscamos quebrar isso, com o aconselhamento não só do paciente, mas dos familiares”.
“Quando um teste resulta na presença de alguma doença, buscamos orientaro portador a contar a seus familiares. Se tratando de alguém menor de idade, é obrigatória a comunicação aos familiares, mas, quando de maior, e que possui um companheiro(a), orietamos após o

Ilcea Maria Gonçalves, Cláudia Emilia Neves Braga Ribeiro e Thais Calvi, funcionárias do CTA

teste que passe por consulta medica e se necessario que passe em acompanhamento psicológico. A partir disso, aconselhamos o companheiro(a) de realizar o teste também”.

Realização dos testes
Os testes devem ser realizados, pelo menos, duas vezes ao ano. São indicados para pessoas com vida sexual ativa, que não realizaram o exame e indivíduos que passaram por situações de risco. “O sucesso do tratamento depende do tempo de descobrimento e início de medicação; quanto mais cedo, melhor”, afirma a enfermeira.

Gravidez
“Para mulheres grávidas, os exames de HIV e sífilis são protocolo. São realizados em torno de quatro testes ao longo da gravidez. As duas doenças podem ser transmitidas ao bebê”.