Tiago Moreira da Silva: conheça o novo padre da Paróquia São Benedito de Cosmópolis

A Paróquia São Benedito, localizada na Avenida da Saudade, recebeu Tiago Moreira da Silva, de 28 anos, como o novo padre do local. Vindo da Paróquia da cidade de Pirassununga, ele nos conta que chegou a conhecer Cosmópolis quando ainda era seminarista, e falou como está sendo agora para ele retornar como padre.

Como descobriu
sua vocação
“A vocação presbiteral nasce na comunidade. Então, desde muito pequeno, eu já participava das atividades da igreja, mas, foi na juventude, quando todos os jovens se perguntam acerca do que farão ou do que serão no futuro, que fazendo uma reflexão, eu senti o chamado de Deus. Assim, fui progredindo passo a passo nessa etapa e pude, então, ingressar no seminário e viver esse processo de formação, que durou oito anos, mais precisamente de 2011 a 2018. Então, em dezembro de 2018, fui ordenado padre por nosso bispo, Dom Vilson”.

Origem e experiências
“Sou natural de Pirassununga, da Paróquia São Francisco de Assis, hoje quase Paróquia de Santa Luzia. Nesse período de formação, eu tive a oportunidade de passar por diversas outras Paróquias da Diocese que estavam situadas em outras cidades também, inclusive, aqui na Paróquia São Benedito, na cidade de Cosmópolis, que foi meu primeiro estágio pastoral. Depois, passei pela cidade de Araras, também Paróquia São Benedito. Logo em seguida, em 2017, fui para a cidade de Limeira, na Paróquia Santa Rita de Cássia, e no último ano, já em 2018, voltei para minha Paróquia de origem, em Pirassununga”.

Já conhecia a cidade
“Conheci nos anos de 2013 e 2014, durante meu estágio pastoral, como seminarista ainda. Mesmo sendo somente aos fins de semana, foi possível conhecer boa parte da família e dos fiéis da Paróquia São Benedito, com os quais agora eu convivo como padre. É um pouco diferente, já que mudaram um pouco as responsabilidades”.

O número de fiéis
é uma novidade?
“A quantidade de fiéis varia muito de cada Paróquia, mas, se nós pudermos fazer uma comparação da minha Paróquia de origem com a de Cosmópolis, ambas possuem mais ou menos a mesma quantidade. São Paróquias mais ou menos pequenas em relação a outras realidades com que convivemos, e isso faz com que os padres possam atender melhor a nossa população”.

O que percebeu ao se
estabelecer por aqui
“Bom, por conhecer um pouco a comunidade paroquial, já podia perceber os limites e as potencialidades da nossa Paróquia. Sem dúvida, é um povo muito acolhedor, muito trabalhador, muito empenhado e também um povo que acredita no projeto do reino de Deus. São pessoas que se doam, se entregam para a construção desse reino. As dificuldades não são muito diferentes das que temos em outras Paróquias. Muitas vezes, têm relação com a deficiência dos fiéis no sentido de participação das missas, visto que a quantidade de pessoas residentes em nossos bairros é bem maior do que as que vêm. Também temos certa deficiência no número de pessoas que ajudam. Essas são as principais dificuldades que nós encontramos hoje. Muitas pessoas se denominam católicas, mas poucas são as que estão dentro das nossas igrejas participando”.

Mensagem para os fiéis
“Bom, ao iniciar esse novo trabalho, agora como padre, sendo esta a minha primeira experiência como tal, quero dizer que estou chegando de coração aberto e desejo trabalhar junto com cada fiel desta Paróquia, para juntos construirmos o reino de Deus aqui. A Paróquia já tem uma bonita história, que foi construída durante esses anos, história essa da qual já fiz parte de uma forma e agora faço de outra, mas quero deixar minha contribuição e ser um com este povo e também ser um para este povo, servindo-o, amando-o e fazendo aquilo que está dentro do meu alcance, levando em consideração as minhas limitações e as minhas possibilidades. Que possamos juntos caminhar e continuar construindo a história da nossa Paróquia São Benedito”.