Tipos de tosas mais usados para cuidados dos pets

Banho e tosa são fundamentais na prevenção de pulgas, carrapatos e higiene dos animais

Tatiana F. Del Ciello Ytoga
Proprietária da Outpetshop
F. (19) 3812-7259
@outpetshop

Quem tem animais de estimação sabe que, ao contrário do que pode parecer, levar um cachorro ao pet shop não é apenas questão de estética e a tosa de cães é um excelente exemplo disso. Por mais que seja também feita para embelezamento do pet, como os cortes de cabelo nas pessoas, sua função não é apenas essa.
A tosa de cães é, acima de tudo, uma questão de higiene e saúde, tanto para o animal, quanto para o seu dono, uma vez que o excesso de pelos pode gerar o acúmulo de fungos, bactérias e parasitas, nocivos para a saúde do bichinho e de seu dono.

Tipos de tosas:
– Tosa higiênica nada mais é do que um tipo de tosa que ajuda na higiene dos animais. É realizada com o objetivo de diminuir o comprimento da pelagem onde o cão acumula mais sujeira.
– Tosa completa ajuda a aliviar a sensação de calor do animal, podendo ser feita em todos os tipos de cães e gatos, exceto caso ele possua os pelos muito curtos ou rentes à pele.
– Tosa bebê é a queridinha de todos, por isso, é preciso procurar várias especializações para saber como trabalhar de forma harmoniosa em cães com tantas diferenças anatômicas e texturas de pelagem.
É uma tosa que envolve diversos detalhes, desde o manuseio da tesoura, máquina e adaptadores; o correto preparo da pelagem com técnicas e produtos específicos; até o conhecimento de padrões de raça. Ela é muito procurada, pois, deixa o pet com aquele aspecto fofo de filhote, além de poder ser realizada na maior parte das raças que frequentam o pet shop.
Além da tosa, a hidratação também é um serviço bem procurado, pois, tratamento estético é primordial para algumas raças, ajudando a diminuir a formação de nós, as quedas de pelos por quebra, melhora a elasticidade do fio e o brilho, deixando a pelagem muito mais bonita.
Seja qual for o tipo de tosa, ele pode ser realizado com máquina de tosa ou tesoura.