Tire suas dúvidas sobre o clareamento dental

Muita gente sonha em ter os dentes brancos e um sorriso perfeito; porém, nem todos sabem como o processo de clareamento funciona e quais são os alimentos que amarelam os dentes.
A Cirurgiã Dentista Dra. Fernanda Dias dá as dicas.

GAZETA de COSMÓPOLIS: O clareamento dental é um dos tratamentos mais realizados nos consultórios odontológicos. A que se deve tamanha procura?
DRA. FERNANDA: Acredito que o sorriso é considerado um acessório fundamental na aparência e na apresentação do indivíduo na sociedade. O novo “padrão estético” é representado por dentes brancos, bem contornados e corretamente alinhados.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Como é feito todo o processo?
DRA. FERNANDA: Explicar toda a ação do gel clareador sobre os dentes não é tão simples. Basicamente falando, o gel clareador tem uma formulação ácida (Peróxido de Hidrogênio ou Peróxido de Carbamida em concentração variada) que, ao entrar em contato com a superfície do dente, sofre ativação e faz com que as partículas de pigmento que deixam o esmalte amarelado sejam despendidas e eliminadas, deixando o dente mais branco. As concentrações dos ácidos variam de acordo com sua indicação e aplicação, devendo ter acompanhamento de um Cirurgião Dentista durante todo o tratamento.

• Clareamento Caseiro: O Cirurgião Dentista confecciona moldeiras individuais para o paciente e fornece o Gel Clareador com a concentração ideal para cada caso. O paciente fica responsável pelo manuseio e uso das moleiras. O indicado é que o paciente utilize o gel com as moldeiras durante a noite. É importante que o mesmo passe por consulta semanalmente durante o tratamento de clareamento dentário. O resultado aparece entre 3 e 4 semanas de uso contínuo.

• Clareamento em Consultório: como diz o nome, é realizado em consultório com todos os materiais manipulados exclusivamente pelo Cirurgião Dentista. Neste caso, o clareamento dos dentes ocorre dentro de 1 ou 2 sessões com o intervalo de 1 ou 2 semanas que levam em torno de 60 minutos cada. É realizado isolamento de proteção da gengiva. Após a aplicação do gel clareador sobre os dentes, o mesmo pode ser ativado por luz para potencializar sua ação. Algumas marcas de gel clareador usadas em consultórios não precisam de ativação por luz. Então, se você for ao consultório realizar clareamento e o dentista não ativar o gel com luz, não se espante!

A associação das duas técnicas acima citadas, com uma sessão em consultório + 7 a 10 dias usando moldeira + gel à base de peróxido de carbamida, sendo essa a que apresenta os melhores resultados, pois envolve o acompanhamento do profissional e os recursos necessários para bons resultados.

Dra. Fernanda Dias Cirurgiã Dentista A F Odontologia Integrada Fone: 3872-3412

Dra. Fernanda Dias
Cirurgiã Dentista
A F Odontologia Integrada
Fone: 3872-3412

GAZETA de COSMÓPOLIS: Quais são os alimentos e bebidas que mancham e amarelam os dentes?
DRA. FERNANDA: Os principais são: café, chá preto, vinho tinto, refrigerantes (principalmente à base de cola), molho de tomate, açaí. Além de alguns hábitos como a deficiência na escovação e o tabagismo.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Dentes amarelados podem ser causados por fatores genéticos? Ou somente externos? Quais são eles?
DRA. FERNANDA: Não só amarelados, mas existem, sim, fatores genéticos que podem provocar modificação de cor nas coroas dentais. As principais causas são: porfirismo congênito, dentina opalescente hereditária, anemia hemolítica congênita, amelogenise imperfeita, dentinogenise imperfeita, hipoplasia de esmalte.

GAZETA de COSMÓPOLIS: A partir de qual idade pode-se fazer o clareamento?
DRA. FERNANDA: A partir dos 16 anos é aceitável, sem limite de idade.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Ele pode ser feito juntamente com o tratamento dentário?
DRA. FERNANDA: É recomendado que o paciente faça todo tratamento clínico antes de realizar o Clareamento Dentário.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Para quais casos é recomendado?
DRA. FERNANDA: O clareamento é recomendado para todas as pessoas que queiram melhorar a estética de seu sorriso. Principalmente as com mais de 30 anos, já que é a partir dessa idade que os dentes sofrem naturalmente alteração da cor e tendem a ficarem mais amarelados. Mas, também há casos de pessoas que têm manchas precoces. Geralmente, aquelas que consomem muitos alimentos com corantes artificiais, bebidas pigmentadas, como vinho tinto, café, chás pretos, refrigerantes ou ainda que tenham o hábito de fumar.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Cremes dentais que prometem clarear os dentes, realmente clareiam de alguma forma?
DRA. FERNANDA: Eu particularmente não gosto dessas pastas. Alguns estudos comprovaram que essas pastas são, em geral, mais abrasivas do que as comuns, o que fazem é tirar manchas superficiais por causa da sua grande abrasividade dando a impressão de clareamento. Por esse motivo, não deve ser usado frequentemente pelo risco de abrasão (desgaste) do esmalte dentário, podendo expor a dentina, causando problemas estéticos e dor.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Existe alguma contra-indicação?
DRA. FERNANDA: Sim, pacientes que apresentem doença periodontal, cárie, raiz exposta, grávidas, lactantes, restaurações em resina, coroas, implantes, pacientes que tenham alergia ao produto, manchas congênitas, por conta de fator genético ou que adquiriram a mancha na infância por causa do excesso de contato com flúor ou por terem tomado o antibiótico tetraciclina, por exemplo.