Tireoide e a saúde feminina

Os hormônios tireoidianos agem em praticamente todos os órgãos, regulando suas funções

A tireoide é uma glândula que fica na base do pescoço, na região anterior, e produz dois hormônios: a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Esses hormônios são essenciais para a saúde da mãe e do feto na gestação.
Os hormônios tireoidianos agem em praticamente todos os órgãos, regulando suas funções. Controlam os batimentos cardíacos; regulam a função intestinal, a temperatura corporal, o humor; a memória, o ciclo menstrual nas mulheres e a fertilidade. Esses hormônios agem também nos ossos e músculos e são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento das crianças.
Durante a gravidez, ocorrem modificações importantes no organismo e especialmente no funcionamento da glândula tireoide.
A paciente que sabe possuir disfunções na tireoide deve informar ao seu médico logo que descobrir a gestação ou, melhor ainda, informar com antecedência a intenção de engravidar, para que as doses dos medicamentos sejam devidamente ajustadas. Com o ajuste e acompanhamento adequados, pode-se reduzir o risco de complicações para a mãe e o bebê.
No início da gestação, há o desenvolvimento neurológico do bebê e isso depende de níveis adequados de hormônios tireoidianos.
Enquanto a tireoide do feto não está totalmente formada (o início se dá a partir da 8ª semana de gestação) – ele depende totalmente do hormônio materno.
Na mãe, as disfunções da tireoide podem alterar a pressão arterial e aumentar o risco de abortos e partos prematuros.
As principais alterações de função tireoidiana são:
Hipotireoidismo
Se o hipotireoidismo não estiver adequadamente compensado, tem o o risco de complicações para a mãe e para o bebê.
Nesse período, pode haver necessidade de doses mais elevadas de hormônios tireoidianos. Se for o caso, o médico fará o ajuste da dose de reposição do hormônio tireoidiano já antes da gravidez ou logo no início desta.
Nunca se deve suspender ou modificar a dose da medicação para a tireóide durante a gestação ou amamentação sem a orientação de um endocrinologista de sua confiança. Ela é segura e necessária.
Hipertireoidismo
No hipertireoidismo, o excesso de hormônios tireoidianos também pode levar a complicações para a mãe e o bebê.
Portanto, durante a gestação, pode ser necessário ajustar a dose do medicamento ou, às vezes, trocá-lo por outro mais seguro para esse período. O médico é quem poderá avaliar cada caso.
Sempre consulte seu ginecologista-obstetra ou endocrinologista de confiança e siga corretamente o tratamento indicado.

Cláudio Márcio Dantas
Ginecologista
CRM 72958