Todos conhecem sua voz, mas nem todos conhecem o seu rosto

As avenidas e ruas cosmopolenses sempre foram palco para carros de som e suas respectivas propagandas, mas, apesar de ouvidas por todos, poucos sabem o dono da voz nelas contidas.
Augusto Carlos Sala, também conhecido como Carlos Augusto, ou Gustão, de 70 anos, é responsável por grande parte das propagandas que circulam pelo município. Sua formação é voltada para o ramo de contabilidade, mas, sua vida profissional sempre foi direcionada a divulgação de sua própria voz.
Sua introdução no ramo aconteceu por acaso e com a ajuda de um grande amigo e companheiro de trabalho, Ismael Peretti. “Um dia, eu estava no antigo Casco, que já não existe mais, que se localizava ao lado da Praça do Rodrigo e quem estava cuidando da parte de sonorização, naquela época, era o grande Ismael Peretti, que pediu para que eu lesse uma dedicatória; algo que atendi prontamente. Após isso, continuei recebendo convites dele para a gravação de anúncios”, conta Carlos Augusto.
No ano de 1986, durante uma festa realizada pelo falecido presidente da Igreja Nossa Senhora Aparecida, Divanil Afonso, que contava com a presença de artistas como Paulo Eduardo e Eli Correia, Carlos Augusto recebeu a proposta de trabalhar com rádio, vinda dos artistas ali presentes. “Me contrataram na rádio Jornal de Limeira, mas trabalhei também na Clube de Americana, na Rádio Sumaré e fiquei dez anos na rádio Cabocla, de Artur Nogueira”, relata.
O ramo tornou-se uma das maiores paixões de Carlos Augusto, acrescentando a ele uma enorme bagagem no ramo da comunicação. “Eu sempre gostei de falar, de ler para os outros, eu tinha uma grande afinidade pela minha voz. Foi um sonho realizado imergir nesta carreira”, afirma.
O tempo passou e levou Carlos Augusto a deixar os estúdios de rádios, principalmente, em decorrência das mudanças sofridas dentro deste meio de comunicação. Hoje, o locutor pode ser ouvido em diversas propagandas anunciadas publicamente. “Trabalho muito com o colégio Anglo, para as lojas Monalisa, Óptica Prisma e Fábrica dos Óculos, ou seja, ainda tenho o privilégio de trabalhar com muitas companhias”, esclarece.
A ‘ida’ de seu companheiro e introdutor do ramo de locução, Ismael Peretti, o deixou na companhia do filho deste, Thiago Peretti, que hoje cuida das propagandas junto a Carlos Augusto. “Não é nada burocrático; nós possuímos a mesa de som, onde gravo a fala, e ele faz a edição, acoplando a música e produzindo a mídia. Possuímos uma estrutura completa”.
E durante sua trajetória, os elogios que se direcionam a sua voz sempre o alegraram muito. “Certa vez, o dono de uma loja que havíamos feito propaganda me parabenizou pela voz, afirmando que ela é maravilhosa. E isso ainda acontece; os ouvintes param meu carro de som para elogiar o trabalho, algo que me enobrece e me deixa emocionado. Essas coisas me dignificam, afinal, é o dom que Deus me deu”, conclui.

Augusto Carlos Sala, Ismael Peretti e André Marques