Todos devem adorar o Senhor

“Eu sou o seu Pastor, você Me pertence, e Eu cuido de você”.

Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante Dele com cântico. Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele quem nos fez, e Dele somos; somos o Seu povo e rebanho do Seu pastoreio. Entrai por Suas portas com ações de graças e nos Seus átrios, com hinos de louvor; rendei-Lhe graças e redizei-Lhe o nome. Porque o Senhor é bom, a Sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a Sua fidelidade. Salmos 100:1-5
O Salmo 100 encerra uma sucessão de cânticos de exaltação a Deus. Desde o Salmo 95 é dada ênfase ao poder, glória e majestade de Deus. Esse salmo era usado como uma espécie de convocação, um cântico de chamada para a adoração no templo. Esse salmo nos ensina principalmente sobre a nossa atitude quando nos aproximamos de Deus para cultuá-Lo. Deus e mais nada e mais ninguém deve ser o centro e o motivo da nossa adoração.
Isso posto, destaco a seguir algumas atitudes necessárias em relação ao culto oferecido a Deus:
Coração adorador: O termo celebrar significa comemorar, festejar com exaltação e alegria. Nesse salmo termo representa a alegria e o alarido de quando o Rei visitava seus súditos, significa o som festivo de um povo que desfrutava da presença do seu Rei. A razão da nossa alegria é saber que através da adoração temos acesso diretamente a Deus. O convite se estende para além das fronteiras de Jerusalém ou das paredes do templo e atinge todos os povos da terra. Deus é Rei sobre todos os povos, o salmo contempla a graça de todos os povos servir ao Senhor.
Coração alegre: Deus não é um rei déspota, um tirano que força Seu povo a servi-Lo. Nabucodonosor da Babilônia, por exemplo, erigiu uma estátua com sua própria imagem e obrigava seus súditos a prostrar-se diante dela para adorá-la, sob pena de quem se recusasse fazê-lo ser morto. (Daniel 3). Mas Deus é diferente, aqueles que O conhecem, de bom grado, oferecem a Ele um culto voluntário. A alegria que predomina nos corações dos que adoram a Deus é a resposta reconhecida à graça recebida. Cultuar a Deus não deve ser um peso ou obrigação!
Coração subordinado: Os feitos de Deus em favor do Seu povo são motivo suficiente para que aqueles que O reconhecem com Deus O louvem initerruptamente. E o principal motivo para louvar o Senhor é o fato de que Ele é nosso Criador! Quando os autores da Bíblia declaram que Deus é o Criador, pressupõe-se ser Ele digno de louvor e adoração. Se O conhecemos, se sabemos quem Ele é, haveremos de honrá-Lo e cultuá-lo com alegria. Toda a terra é convocada a adorar ao SENHOR, que é o único Deus, e deve fazê-lo com alegria e entusiasmo, por causa de Seus feitos em favor de Seu povo. Ele criou Seu povo, Seu povo pertence a Ele, e por isso, Ele cuida do Seu povo como um pastor cuida de Suas ovelhas.
Me permita perguntar: Quando esse louvor cheio de alegria e entusiasmo por causa dos feitos de Deus por Seu povo está presente em sua vida? Deus em Cristo nos diz: “Eu sou o seu Pastor, você Me pertence, e Eu cuido de você.” Todos os que estão em Cristo têm desfrutado da graça de Deus.
Coração grato: Encontramos aqui dois imperativos que falam sobre como devemos nos aproximar de Deus. Primeiro, temos: “Entrai por suas portas com ações de graças”. É como se dissesse: ao entrar para cultuar, entre com ações de graças, ou seja, entre com gratidão a Deus em seu coração. E a seguir temos a expressão: “e nos seus átrios, com hinos de louvor”. O salmista está falando novamente sobre a aproximação para cultuar a Deus. Ele diz que deve ser com “hinos de louvor”, isto é, que se deve cantar a Deus tendo em conta a perfeição de Seus atributos e Seus atos de proteção, provisão e salvação em favor de Seu povo.
Mais uma vez, a ideia de gratidão aparece nessas duas expressões. Esta é a ênfase, quando se oferece culto a Deus, aproxime-se com gratidão, louve a Deus pelo que Ele é e pelo que Ele fez. Isso significa olhar para sua família, para a casa onde você mora, para seu carro, para seu trabalho, sua saúde, para a comida em seu armário e dizer: “Eu não mereço nada, mas quantas coisas boas o Senhor tem me dado. Eu tenho muito a agradecer. O Senhor é bom!”.
Coração constante: Notem que o salmista menciona três atributos de Deus: bondade, misericórdia e fidelidade. Esses três atributos estão profundamente ligados ao caráter de Deus. O salmista diz que a misericórdia de Deus, dura para sempre, que Sua fidelidade é que mantém firme Sua bondade e amor para com Seu povo, de geração em geração. Em Cristo, Deus nos têm dado bênçãos sobre bênçãos, então devemos nos perguntar: é aceitável que a despeito dessa bondade, misericórdia e fidelidade, nos aproximemos d´Ele de outra forma, que não seja com um coração constantemente agradecido? O que foi perdido no Éden, é recuperado em Cristo.
Por meio de Cristo, temos acesso à presença de Deus. Então, se os cristãos da antiga aliança tinham motivos para entrar na presença de Deus, no culto solene, com gratidão, nós temos ainda mais. Significa olhar para si mesmo e dizer: “Eu, miserável pecador, morto em meus pecados, escravizado, vivendo em trevas e corrupção, merecia o justo juízo de Deus, mas sem merecer, recebi perdão de todos os meus pecados, justiça perfeita foi colocada sobre mim, e vida eterna me foi dada em Cristo Jesus.
Sim, eu tenho muito a agradecer. Então, a cada dia, lembre-se de cultuar a Deus e dizer para si mesmo: Deus é bom. Deus me ama. Deus é fiel e por isso Ele merece o meu melhor, uma adoração sincera um louvor alegre e permanente.

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade