Toninho é cosmopolense e comerciante

Antonio Affonso, carinhosamente chamado como “Toninho”, é cosmopolense e tem 52 anos. Ele é comerciante e demonstra muita satisfação pela profissão e muito amor pela família.

GAZETA DE COSMÓPOLIS: Há quanto tempo você mora em Cosmópolis?
TONINHO: Eu nasci aqui; então, faz 52 anos.

GAZETA DE COSMÓPOLIS: Como foi a escolha da sua profissão? Por que você fez essa escolha?
TONINHO: Eu sempre trabalhei com caminhão; essa foi a minha profissão anterior. Porém, foram aparecendo problemas de saúde, como algumas complicações na coluna. Foi aí que eu abandonei a carreira de motorista e passei a negociar uns carros. Fui montando a loja e, hoje, faz 15 anos desde sua inauguração.

GAZETA DE COSMÓPOLIS: Qual é o seu maior sonho?
TONINHO: Meu maior sonho é viver até uns 80 anos com muita saúde.

GAZETA DE COSMÓPOLIS: Qual foi a lição mais importante que seus pais lhe ensinaram?
TONINHO: Eles me ensinaram a ter educação e respeito por todos, não só pelos mais velhos. Na sociedade de hoje, o respeito é uma qualidade bastante ausente.

GAZETA DE COSMÓPOLIS: Qual foi o momento da sua vida que mais te marcou?
TONINHO: Por incrível que pareça, foi um momento ruim, quando minha filha ficou doente. Dali pra cá, as coisas mudaram um pouco, e eu comecei a enxergar a vida de uma maneira diferente. Mas, graças a Deus, ela se recuperou e está bem de saúde.

GAZETA DE COSMÓPOLIS: Qual é a qualidade que você mais admira em outra pessoa?
TONINHO: Existem muitas, mas, a sinceridade é a mais importante para mim. Assim como eu sou sincero, dou muito valor a isso nas outras pessoas também.

GAZETA DE COSMÓPOLIS: O que você gosta de fazer em seu tempo livre?
TONINHO: Gosto muito de lazer na água: gosto de nadar e tenho um jet ski. Sempre que podemos, eu e minha família vamos a represas mais próximas para “brincar” um pouco.

GAZETA DE COSMÓPOLIS: Já pensou em participar da política cosmopolense?
TONINHO: Não, de maneira alguma; meu perfil não é para esse tipo de coisa.

GAZETA DE COSMÓPOLIS: Se você tivesse direito a fazer um pedido que fosse realizado, qual seria esse pedido?
TONINHO: Tenho mais a agradecer, não tanto a pedir. Porém, no momento, eu peço a Deus que meu netinho venha com saúde para casa. Ele está em uma Neonatal porque nasceu prematuro; então, o meu maior pedido, no momento, é que ele venha com saúde para casa.

GAZETA DE COSMÓPOLIS: Ao acordar todos os dias, o que te motiva e te inspira?
TONINHO: O bom relacionamento que tenho com a minha esposa já é uma motivação muito grande. Somos muito ligados à religião, somos católicos, e tudo isso serve de inspiração no trabalho e em casa.

GAZETA DE COSMÓPOLIS: Considerações finais ou frase/pensamento final.
TONINHO: Cultive a honestidade. Procuro passar isso para minhas filhas e espero que elas e outras pessoas sigam este caminho.