Torneio de pesca – Pesqueiro do Marco

Ao todo, 16 pessoas foram premiadas. Os melhores prêmios foram para os quatro primeiros colocados

Tradicionalmente, por definição, a pesca é o ato de extração de organismos aquáticos, tanto em águas continentais, quanto em águas marinhas. Quando essa prática é realizada por hobby ou por esporte, com o objetivo de lazer, é chamada de pesca amadora. Essa prática tem crescido muito nos últimos anos e o Brasil, como um todo, tem muita potencialidade nesse segmento, que acabou se tornando turístico, já que a pesca amadora movimenta milhares de pessoas em busca de um local ideal.
Em Cosmópolis, temos essa identidade turística muito forte. Um exemplo disso é a realização de um grande evento promovido pelo Pesqueiro do Marco nesse último domingo (1), no Dia do Trabalho: um torneio de pesca.
Esse torneio teve aproximadamente 240 competidores e atraiu visitantes de cidades mais perto de nós, como Campinas ou Conchal. Porém, a maioria veio de longe; foram registradas pessoas de Atibaia, Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Guarulhos, São João da Boa Vista e até mineiros vindos de Poços de Caldas e Jacuí.
As regras eram simples: quanto mais pescar, mais chances de ganhar, mas somente as Tilápias fizeram parte da pesagem. Cada pescador tinha direito a utilizar duas varas de no máximo 5,40 e um anzol.
Ao todo, 16 pessoas foram premiadas. Os melhores prêmios foram para os quatro primeiros colocados: 1º lugar – Ângelo, de Campinas, que pescou 35,7kg; 2º lugar – Renan Tá Moendo, de Campo Limpo Paulista, que pescou 34,0 kg; 3º lugar – Lucas, de Sumaré, com 32,1kg; e no 4º lugar, Márcio Kimpell, também de Sumaré, que pescou 31,95kg.
Esse evento trouxe para Cosmópolis, além dos participantes, aproximadamente 2 mil pessoas atraídas pelo torneio. Passaram um dia muito divertido, puderam contar com os dois restaurantes do pesqueiro, que têm uma estrutura excelente, além das refeições deliciosas.
Ações como essa são fundamentais para o desenvolvimento turístico. Sem a iniciativa privada, por mais que o município possua atrativos naturais, não existe como o turismo criar força. Os visitantes precisam de estrutura, de um bom restaurante, de momentos de lazer. É o conjunto dessas vivências que ficará na memória de quem vem ao município.

O Pesqueiro do Marco fica na CMS 030 (Antonio Francisco Peressinotti), Sítio São José, Cosmópolis. F: (19) 99611-1139.

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Sílvio Alves 
Facebook: turismocosmopolis