Trabalhadores fazem manifestação no CRTC

Secretário Vicente Galatti se reuniu com os manifestantes

Na manhã de quarta-feira, 15, aproximadamente 100 trabalhadores de Cosmópolis se reuniram no CRTC a fim de reivindicar vagas de trabalho para o município. A movimentação em frente a Secretaria de Indústria e Comércio, que fica localizada na Rua Otto Herbst, começou por volta das 7 horas e só terminou após longas reuniões, às 16 horas.
O grupo, que se tornou uma associação – Associação dos Trabalhadores Desempregados de Cosmópolis – esteve reunido na noite anterior, na Câmara Municipal de Cosmópolis, quando ficou decidido o movimento na manhã seguinte, junto ao órgão responsável por divulgar as oportunidades de trabalho aos candidatos.
Os vereadores Humberto Hiroshi e Renato da Farmácia acompanharam a manifestação. Humberto Hiroshi afirmou para a equipe de reportagem que “ninguém está aqui para fazer baderna, ameaça ou conseguir qualquer coisa na violência. São todos trabalhadores, pais de família, procurando um emprego e dignidade para sustentar a família. Estão cobrando trabalho do único órgão que pode ajudá-los nisso”.
O secretário de Indústria e Comércio, Vicente Galatti, recebeu a classe em uma sala para tirar dúvidas e, em vários momentos, a discussão se tornou acalorada. Ligações para diversas empresas foram realizadas junto aos trabalhadores, o que, no momento, resultou em aproximadamente 70 vagas para os moradores de Cosmópolis. Ficou acordado, ainda, que as 70 vagas serão para os que realizaram cadastros na sede do CRTC e que quatro representantes da associação, juntamente com o secretário Vicente, vão acompanhar o andamento destas vagas.
Ainda na reunião, o secretário afirmou aos trabalhadores que os cadastros pedidos são enviados, que não há indicação de nenhum perfil e que dependem das escolhas das empresas.
Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, porém, até o fechamento desta edição, nenhum posicionamento oficial nos foi enviado.