Trabalho psicológico com ex-pacientes com Covid é reconhecido na Câmara

Psicóloga Silvia Cristina Almeida Santos prestou um serviço de extrema importância para com as pessoas que sofreram com a doença

Na edição de 11 de junho deste ano, a Gazeta de Cosmópolis publicou uma matéria sobre a ação promovida pela Congregação Jardim Eldorado, juntamente com a Clínica de Psicologia Sempre Ser, que buscava ceder ajuda psicológica a todos os que sofreram de alguma forma com a Covid-19, seja com a morte de algum ente querido, com o isolamento social, ou até mesmo após a recuperação da infecção, que pode deixar sequelas, muitas delas relacionadas à saúde mental do paciente.
Após realizada a ação, a Psicóloga responsável, Silvia Cristina de Almeida Santos, fala sobre os resultados dos tratamentos. Ela diz que várias pessoas foram beneficiadas com as consultas e que, na realidade, os problemas já existentes foram aflorados a partir da chegada da pandemia, principalmente, a ansiedade, o stress, a angústia, a autoestima baixa…
“As incertezas da pandemia, a não socialização, isolamento, o medo em excesso, geram muitas patologias, pré-existentes, que, com a correria do dia a dia, passam despercebidas. O poder falar, ter alguém pra acolher esses medos, incertezas, sem julgamentos, já é algo acolhedor. O falar já é terapêutico”, afirma Silvia.
Sobre os efeitos do tratamento, Silvia diz que “o resultado é o saber que tudo pode ter ressignificados”.
Para ela, o tratamento tem que continuar, porque, por mais que os distúrbios estejam amenizados, eles ainda existem. E mesmo com a retomada de atividades sociais, os pacientes não podem esquecer que os problemas ainda existem.
Após o sucesso da ação, Silvia recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Cosmópolis, através de uma Moção indicada pelo Vereador, Dr. Eugênio, que buscou reconhecer o trabalho e ressaltar a preocupação em relação à saúde da população cosmopolense.