Tradicional Festa de Santo Antônio movimenta Cosmópolis

A Festa de Santo Antonio é um grande marco na cidade de Cosmópolis, uma tradição. “Acredito que, a cada ano, a festa tem sido cada vez melhor”, diz Padre Antonio Ramildo Marques da Silva, padre há dois anos na Igreja Matriz Aparecida, também responsável pela Comunidade de Santo Antonio.

O que é a Festa para a comunidade?
“Na verdade, ela não é só a festa social. A festa religiosa é muito mais importante; já começou, no dia 31, a trezena que acontece todos os dias e depois culmina com o dia de Santo Antonio, que é dia 13, e tem a missa às 19h30. Para comunidade católica, muito mais que uma festa social, tem esse momento celebrativo e religioso da população de Cosmópolis”, explica o Padre.
O fluxo de pessoas durante a festa é, em média, de cinco mil pessoas.

Âmbito social:
“Além das deliciosas comidas típicas do mês de Junho, como caldos, vinho quente, quentão, também haverá o forró com Sérgio Augusto, que vem lá de Brotas; e ainda temos o Show de Prêmios toda noite”, diz o Padre.

Padre Antonio Ramildo

Parte Religiosa:
“A Trezena, que já é celebrada todos os anos, mas também o dia de Santo Antonio. A festa em louvor a Santo Antonio, que é na rua, já que a comunidade não comporta a quantidade de pessoas, é celebrada em tendas e tem a participação de mil e duzentas pessoas para a celebração. Vem gente de muitas cidades para celebrar a festa. Como é uma festa grande e muita gente daqui de Cosmópolis se mudou para outras cidades, agora muitos vêm para participar”, lembra o Padre.
Qualquer pessoa pode participar, “estão todos convidados a prestigiar. Com certeza, tornarão nossa festa mais bonita ainda. Que toda população de Cosmópolis venha com o coração puro para compartilhar com dignidade da festa. Graças a Deus, o sucesso dela não está sendo só financeiro, mas também a qualidade está no fato de nada de ruim ter acontecido nesses tantos anos. Nossa esperança é que, neste ano, continue assim”, conclui o Padre.
Os eventos acontecem na Rua Ataliba de Carvalho, 1050, Vila Nova. Para mais informações sobre a programação, veja ao lado.