Transformações e tendências do ensino a distância pós-pandemia

Com flexibilidade e economia, a modalidade se consolida como uma alternativa valiosa para trabalhadores e estudantes, mas exige disciplina e dedicação

Não podemos negar que a Pandemia marcou a história da humanidade, e desde então, muitas coisas acabaram mudando. Vários setores tiveram que se readaptar ao pós pandemia. E um dos setores que mais sofreu mudanças foi a Educação.

Odair Camargo Consultor RH Headhunter / Coaching

Odair Camargo
Consultor RH
Headhunter / Coaching

Em plena pandemia, os alunos do ensino presencial tiveram que estudar on-line, também chamado de EAD (Ensino a distância). Na década de 90, as universidades brasileiras começaram a implantar o EAD, nos seus cursos de Graduação e Pós-graduação. No começo da implantação do Ensino a distância, as universidades e escolas já se adaptaram a esse novo sistema, porém, as pessoas que mais procuravam essa modalidade, eram pelo Ensino superior, porém pós-pandemia tudo mudou.

Na pandemia, as escolas de Ensino Fundamental e Médio tiveram que se adequar repentinamente a todo esse universo on-line, e o que já era usual se tornou muito mais procurado por todos. Hoje, as escolas Técnicas e de Supletivo são muito procuradas para a conclusão dos estudos, e o ensino a distância contribui de forma efetiva para a devida certificação e conclusão da escolaridade. O curso a distancia – EAD, tem vantagens e podemos citar:

Economia: Uma das maiores vantagens dessa modalidade de ensino é a economia financeira que ela pode proporcionar, bem como tempo dispendido pelo mesmo.

Flexibilidade de horários: Outra vantagem da educação a distância é a flexibilidade de horários que ela oferece, você pode decidir quando e que horas você pode estudar.

Comodidade: Poder escolher quando e que horas estudar é um dos pontos mais interessantes na flexibilidade do EAD.

Maior autonomia: você é dono do seu tempo e, usando com inteligência, você consegue aumentar as oportunidades.

Não precisa interromper o estudo por causa de mudança de trabalho: o EAD permite você trabalhar e estudar com mais tranquilidade, não precisando assim parar os estudos caso haja mudanças de horários internos dentro da empresa.

Daniel Federici
Orientador Acadêmico da Universidade Estácio

Experiência

Segundo Daniel Federici – Orientador Acadêmico da Universidade Estácio, “trabalhamos com cursos a distância há aproximadamente 20 anos, e sentimos cada dia mais a procura por cursos on-line. Quem nos procura geralmente são trabalhadores que ficam impossibilitados de irem a escola regular, e veem no curso a distancia a possibilidade de concluir seus estudos, e realmente após a pandemia foi um ‘boom’ na procura. O EAD só tende a crescer, mas lembrando que o aluno tem que ter dedicação aos estudos como se fosse na modalidade presencial, não dá para deixar para estudar qualquer hora ou somente aos fins de semana.

Ensino a distância exige disciplina e dedicação, senão o aluno não evolui e demora muito para concluir o curso desejado. Hoje, os cursos técnicos têm grande procura na modalidade EAD, pois possibilitam a quem está trabalhando na área técnica aproveitar o tempo de trabalho e conseguir a certificação técnica em tempo reduzido, isso devido ao aproveitando de estudos e conhecimentos, conforme normativa do Conselho de Educação”.

 

O Ensino a distancia veio pra ficar, o universo on-line a cada dia mais se aprimora, se aperfeiçoa, somam-se aos vídeos, podcasts, debates on-line, reuniões, grupos de estudo e isso sem sair de casa ou do seu local de trabalho. As facilidades estão aí, agora é saber usá-las e conquistar cada dia mais.
Ficou com dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp. (19) 19 99224-4435 ou (19) 19 98962-1138.