Travamento automático não garante a segurança do carro

Para garantir a segurança do veículo, os proprietários fazem de tudo: contratam seguradoras, sistemas de rastreamento, pagam estacionamentos para não deixar o carro na rua e, atualmente, alguns até mesmo estão colocando câmeras dentro de carros e caminhões.

A seguradora é essencial para manter a integridade do veículo, porém, alguns preferem também utilizar os sistemas de alarme sonoro, de presença e sistemas de travamento, cada vez mais eficazes e com mais opções no mercado. E, inclusive, disponíveis para todos os modelos e anos de veículo.

Segundo o eletricista e empresário Jessé Willian Nunes dos Santos, a marca de alarmes mais comercializada na cidade é a Positron, que possui diversas opções e garantia de segurança. “Esse sistema visa a segurança, preocupando-se com o bom funcionamento da trava elétrica, da parte de corte de bomba de combustível ou ignição, além de a segurança do interior do carro: se houver alguma violação, ou movimento na porta, ocorre também o disparo sonoro”, explica ele.

Apesar de visar quase totalmente a segurança, o alarme também pode levar conforto ao motorista que, através do controle, pode fechar o carro e subir os vidros de forma automática. Porém, o eletricista adverte: o travamento das portas pelo controle não garante a segurança total do carro. “Ele, na verdade, só torna a vida do motorista mais prática e confortável. Com o controle, é feito apenas um comando, fazendo somente o fechamento; se alguém forçar as portas, com certeza, consegue abrir”, alerta ele.

Contudo, é preciso deixar claro que, se o motorista optar somente pela instalação do travamento, com certeza, isso não inibirá a abertura do veículo; o que evita que isso aconteça é utilizar todo sistema de alarme. “Usar o alarme em conjunto é eficácia na certa; todos os componentes dele garantem a proteção”, afirma Jessé.

Travamento automático oferece conforto e praticidade ao motorista, porém, deve ser combinado com alarmes

Travamento automático oferece conforto e praticidade ao motorista, porém, deve ser combinado com alarmes

O especialista adverte que, quando o motorista for instalar um alarme, deve ficar atento com o profissional que realiza esse serviço. “O cuidado com a fiação é essencial para não danificar o sistema elétrico do veículo. O bom profissional preocupa-se em soldar o sistema muito bem, fazer o bloqueio do corte do alarme etc. Caso essa instalação seja feita de forma inadequada, ela pode aumentar o consumo da bateria, além de trazer danos à parte elétrica do veículo. Um alarme mal instalado traz muita dor de cabeça ao proprietário”, informa.

Em média, o custo da instalação completa do sistema de alarme (e todos os seus componentes) é de R$ 350. “O valor altera apenas para os modelos mais novos, que já conseguem adaptar o controle no chaveiro original que vem da agência. Nesse caso, é feita uma configuração para que ele seja utilizado”, esclarece o profissional.

VIDRO ELÉTRICO
Os vidros elétricos também são considerados itens de segurança e podem ser igualmente instalados em todos os modelos de carros. “Assim como os alarmes, sua instalação inadequada pode danificar a parte elétrica e apresentar os mesmos sintomas de consumo de bateria”, informa o eletricista.

Além disso, Jessé explica que quase todos os vidros, hoje, têm um sistema chamado de “anti-esmagamento”, que é muito importante para a segurança, principalmente, para famílias que transportam crianças ou animais. “Quando o vidro está subindo e sente alguma coisa impedindo seu caminho, como a mão da criança, por exemplo, ele não continua a subir; ele desarma a ação e para de subir, entendendo que já chegou no local certo de estar totalmente fechado”, detalha ele.

Uma vez que o carro não tenha esse sistema, é perigoso que haja um acidente grave envolvendo crianças e terceiros.
O custo de instalação do vidro elétrico completo, com este sistema de segurança, custa em média R$450, de acordo com o especialista.

Jessé Willian Nunes dos Santos Eletricista e empresário - J.A. Auto Elétrica e Som Contato: 3812-3511

Jessé Willian Nunes dos Santos
Eletricista e empresário – J.A. Auto Elétrica e Som
Contato: 3812-3511