Travas elétricas: conforto, segurança e cuidados

Já imaginou ter a porta do seu carro totalmente travada, sem abrir por fora ou por dentro? Pois é, isso pode acontecer caso o motor da sua trava elétrica venha a parar de funcionar. Esse problema, segundo o mecânico Ramon de Queiroz, é raro, porém, outros problemas relacionados ao motor da trava ocupam 90% dos problemas com travas elétricas.
Apesar de muitos imaginarem que o problema está no alarme, Queiroz garante que, possivelmente, isso é um equívoco. “Raramente, o problema é no alarme, normalmente, é na trava em si”. O alarme funciona com um s

Ramon Queiroz
Subway – Som e Acessórios
R. Eurides de Godoy, 212,
Centro. Tel. 3872-1841

ensor que manda pulso para a central da trava que realiza o movimento de abrir ou fechar.
Pode parecer simples, mas, o sistema é composto de componentes eletromecânicos que precisam estar em sincronia e em bom estado para seu funcionamento regular.
Queiroz explica que a peça tem uma vida útil variada, sendo que, geralmente, duram de três a quatro anos sem apresentar problema. Mas, esse tempo pode diminuir se o motor da trava for exposto a condições como sujeira ou falta de lubrificação.
Essa sujeira faz com que os componentes do sistema trabalhem com mais força e isso acelera o desgaste das peças e engrenagens. “Já teve casos que eu tive que abrir o motor, tirar a fechadura e lavar a peça para limpar e lubrificar, a fim dela voltar a funcionar direito. Os desgastes dos componentes dependem do uso”.

Instalação
Muitos carros não saem de fábrica com o sistema de trava elétrica. Para os proprietários desses veículos, é importante lembrar que é possível fazer a instalação.
O mecânico explica que a instalação pode ser feita através de sistemas específicos para cada carro ou por um sistema universal. Porém, ele afirma que é preferencial que se use o sistema específico, já que além de ser projetado para o veículo, também conta com a garantia contra falhas.
“A diferença de preço não é tanta. Para um carro quatro portas, por exemplo, uma trava universal custaria, em média, R$ 240; no mesmo carro, com uma trava específica, sairia por volta dos R$ 280”, explica Queiroz.