Treinamento multifuncional para crianças

O fisiologista do esporte Saulo Santos fala sobre a importância de exercícios durante a infância

As crianças pequenas são muito ativas, certo? Elas estão sempre cheias de energia, correm de um lugar para o outro

Saulo Santos – Fisiologista e Personal Trainer
CREF: 052505-G/SP
Studio Saulo Santos – Rua Campinas, 534, Centro
Cosmópolis
Telefone: (19) 19 99185 7960

e trombam com tudo pela casa. Você pode achar que, nessa idade, as crianças fazem bastante atividade física durante o dia, mas isso ainda é insuficiente e elas não estão se movimentando o quanto deveriam.
Hoje, na verdade, crianças de 2 a 5 anos passam a maior parte do tempo em atividades sedentárias e gastam menos de 5% do dia em atividades físicas moderadas ou vigorosas. Brincar em casa é atividade física e não exercício físico, atividade física e exercício físico são conceitos diferentes, entendam isso mamães e papais!
Alguns estudos sugerem que, à medida que a criança cresce, ela se exercita mais, e como fisiologista, aponto que crianças fisicamente mais ativas têm a coordenação motora mais desenvolvida do que aquelas que não se exercitam o suficiente.
Crianças a partir de 6 meses de idade já podem praticar, por exemplo, natação. Aos 3 anos podem realizar outros esportes para melhorar e desenvolver habilidades básicas de movimento e desenvolver capacidades motoras e psicológicas. De início, as crianças que se exercitam se saem melhor em tudo, e vão se sentir mais confortáveis fazendo atividades simples do dia às quais serão expostas com frequência.
A melhor maneira de fazer com que o seu filho goste e seja bom em um esporte, é dando-lhe a oportunidade de explorar, brincar à vontade, realizar atividades ao ar livre. Atividade física em casa não é esporte e não desenvolve habilidades motoras suficientes. Na escola, somente a Educação Física escolar é insuficiente pra elas.
Na Educação física escolar as crianças já praticavam há 50 anos o que diz hoje ser novidade. O treinamento multifuncional de hoje eram as brincadeiras da educação física escolar, mas sendo feitas hoje em Studios, academias, o que é uma alternativa para pais na falta de descobrir um esporte para seu filho.
É importante dar prioridade sempre aos esportes e exercícios orientados por um profissional, atividades lúdicas também são importantes para incentivar essas práticas. A frequência indicada é de praticar, no mínimo, 5 vezes na semana. O brincar faz parte do esporte, e do exercício físico. Em casa, atividade física apenas não funciona para melhorar todo repertório motor da criança.