Trepidações no volante são inimigas do conforto

Seu carro treme o volante enquanto está dirigindo pela estrada, e mesmo sem perceber, ele está fazendo com que você se sinta cansado? Pode ser bastante cansativo pilotar um volante que sacode violentamente ou mesmo balança um pouco.
O mecânico André Campos explica que o mais comum de causar trepidação no volante é o balanceamento fora. Isso ocorre por diversos fatores, um deles é transitar por buracos.
O balanceamento é a manutenção fundamental, pois ela tem o intuito de fazer com que as rodas girarem sem vibrações. Isso influencia diretamente no conforto ao dirigir, garantindo a segurança necessária para guiar.
Já o alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as retas em relação ao solo e paralelas entre si. É uma manutenção importante, pois garante a estabilidade do carro em curvas e outras manobras que necessitem de maior mobilidade. Além disso, evita o desgaste irregular dos pneus e gastos com o consumo.

André Campos
Gerente
Caster AutoCenter
Fone: (19) 3882-3629

O mecânico explica que é fácil identificar quando o problema é balanceamento, segundo ele, quando o volante vibra em uma velocidade à partir de 80 km por hora, significa que o carro está desbalanceado. Já em uma velocidade inferior o problema pode ser relacionado ao pneu.
Isso porque o pneu também pode ser um causador. Caso ele esteja com algum defeito , pode causar vibrações e trepidações. Outro problema que pode estar relacionado são rodas amaçadas e também paralelas , além de poder estar com algum problema no sistema de transmição !
Além do perigo de andar com o carro com problemas, essas vibrações fazem com que, mesmo inconscientemente, os motoristas se sintam mais cansados ao dirigir longas distâncias. A força, que na maioria das vezes é pequena para manter o volante estável, com o tempo desgasta o motorista fisicamente. Uma viagem de mais de 2 ou 3 horas, por exemplo, vai interferir no desempenho, causando dores nos braços e ombros.
André Campos explica que o correto é não ter nenhuma trepidação no volante. E afim de evitar esse problema, ele recomenda que o motorista realize uma manutenção a cada 7 mil. Nessa manutenção é feito o alinhamento e balanceamento, além da verificação do sistema de suspensão, direção e também dos freios