Três focos de incêndio, em um único dia, tomam as residências de Cosmópolis de fumaça

Defesa Civil trabalhou arduamente para combater todos os focos de incêndio na cidade

A data de domingo, 17, foi marcada por vários focos de incêndio na cidade de Cosmópolis. Com residências inundadas pelo cheiro de fumaça, muitos moradores do município se manifestaram nas redes sociais sobre o ar poluído, preocupação com problemas respiratórios, além de muito incômodo com o cheiro.
De acordo com os integrantes da equipe da Defesa Civil de Cosmópolis – Polícia Municipal – vários chamados foram atendidos na tarde e noite de ontem e, por este motivo, o ar da cidade estava tomado pela fumaça.
O primeiro foco foi por volta das 13 horas, quando a Defesa Civl foi acionada para combater um foco de incêndio em uma área empresarial. “O primeiro foco foi atrás da antiga empresa Repsol, área utilizada como pasto”.
O foco iniciou-se nas margens do retorno que dá acesso a Rodovia Professor Zeferino Vaz – SP332 – afetando a empresa de gás e também o terreno do CONSAB, o qual é utilizado para recebimento de material inerte. “O foco ficou incontrolável devido o forte vento no momento do combate, sendo necessário o apoio do Corpo de Bombeiros da cidade de Paulínia para combater as chamas. O trabalho só foi finalizado por volta das 17h30.
Às 17h30, outro foco de incêndio teve início em um bairro rural do município – o Itapavussu – vizinho do bairro Uirapuru. Uma residência no referido bairro, ainda por causa desconhecida, veio a se incendiar e foi tomada pelas chamas”
. De acordo com a equipe da Defesa Civil,a casa foi completamente consumida pelas chamas, perdendo-se tudo que era material. Contudo, felizmente, não houve feridos.
Sem folga para as equipes de Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do município, por volta das 18 horas, novamente os profissionais foram acionados e informados de um novo foco de incêndio, desta vez, em uma mata ciliar próxima a empresa Globe Química. Por lá, havia diversos tipos de combustíveis para matéria-prima da empresa e, segundo o histórico, esse material ainda estava próximo da mata. “Foi necessário contato com alguns funcionários para operar empilhadeiras e retirar o material que estava muito próximo do foco de incêndio. Mais uma vez, a proporção de incêndio foi alta e atrapalhou muito a visibilidade dos motoristas que trafegavam na Rodovia Professor Zeferino Vaz, altura próxima a Praça de Pedágio. Esse incêndio foi contido com a ajuda do Corpo de Bombeiros, por volta das 20 horas”, finaliza a equipe, que ainda desabafou sobre os fortes ventos que alastraram as chamas e dificultaram os intensos trabalhos das equipes para combaterem os incêndios.
Ainda não se sabe a causa de nenhum dos três incêndios, contudo, investigações serão feitas para tentar identificar possíveis atos criminosos.