Associação criminosa atuava no país todo, inclusive, boletins de ocorrência foram registrados com vítimas em Cosmópolis e Americana
A DIG Americana prendeu uma quadrilha criminosa por estelionato e associação criminosa envolvendo falsos leilões na região. As apreensões aconteceram na tarde de quinta-feira, 02, no Centro, Santa Bárbara D’Oeste.
Entre os objetos apreendidos estavam um Veículo VW SpaceFox Preto; 04 Celulares; 01 Notebook; Diversos Cartões Bancários e o valor em dinheiro de R$ 32.093,00.
Três homens foram presos, entre eles, um desempregado de 28 anos; outro desempregado, de 48 anos de idade; e um estudante, de 27 anos.
De acordo com o histórico da Polícia Civil, na manhã de quinta-feira, a DIG de Americana deflagrou a operação com o escopo de apurar a participação de indivíduos envolvidos com o golpe do “Falso Leilão”. Pessoas de boa-fé que adquirem veículos em sites na internet acreditando estarem comprando em Leilões Oficiais ou nos DETRAN’s dos Estados, mas acabam caindo num golpe, pois pagam pelo veículo adquirido, mas, o carro nem sequer existe.
Ao menos 70 boletins de ocorrência foram registrados em Cosmópolis, Hortolândia, Americana e Santa Bárbara d’Oeste de vítimas desses golpes. Mas, o esquema tem tentáculos no Brasil inteiro.
Ainda segundo o Boletim de Ocorrência, a DIG já possui um inquérito policial instaurado, apurando tais ocorrências, inclusive, com mais de 60 vítimas desses estelionatários. Na operação policial, uma agência bancária de Santa Bárbara D’Oeste identificou um cliente tentando executar operações suspeitas de saques e transferências bancárias. O departamento de segurança da instituição financeira notificou a DIG a respeito da situação, sendo que o cliente acabou sendo abordado no interior da agência bancária por uma equipe de investigadores. Ao ser abordado, o cliente disse que estava tentando fazer alguns saques e que havia 02 pessoas na parte externa do banco que o aguardavam enquanto ele executava as movimentações financeiras. Inclusive, era para uma dessas pessoas que ele teria que entregar o dinheiro. Rapidamente, os investigadores se organizaram e conseguiram abordar o veículo, que trazia os outros 02 indivíduos, tratando-se de uma SpaceFox preta. Ao serem abordados na rua, foi notado pelos investigadores que os abordados estavam conversando via aplicativo Whatssapp com o primeiro abordado que permanecia no interior do banco e combinavam de realizar as movimentações financeiras. Ainda durante a abordagem, os indivíduos acabaram confessando que se tratava do golpe do “Falso Leilão”.
Durante a ocorrência policial, por coincidência, a agência bancária recebeu uma ligação telefônica da vítima do golpe, que havia transferido o dinheiro para adquirir um Nissan Kics num site de leilões, mas, que estava desconfiando ter caído em um golpe, confirmando a tese dos investigadores. Era o dinheiro dessa vítima que os estelionatários tentavam sacar. Diante disso, foi dada voz de prisão em flagrante aos 03 investigados, sendo conduzidos à sede da DIG de Americana, onde a autoridade policial corroborou a voz de prisão imposta pelos investigadores.
Na delegacia, foi apurado pelos investigadores que os 03 presos fazem parte de um grande esquema de golpes, em todo o Brasil, inclusive, a vítima era de Foz do Iguaçu/PR. Acredita-se que o núcleo da organização criminosa esteja em São Paulo e ABC Paulista. Após serem adotadas as medidas de polícia judiciária, os presos foram submetidos a exame cautelar e, posteriormente, transferidos para a Cadeia Pública de Sumaré, ficando à disposição da justiça.
RDO 106/2020 DIG
(Matéria baseada em texto divulgado no jornal TodoDia)