Nos últimos dias, três veículos de entrega foram roubados em pontos diferentes da cidade.
O primeiro caso aconteceu no sábado (16), quando o motorista, 54 anos, entregador de uma empresa de logística de Americana, estava realizando entrega no Jardim Primavera, com o veículo Fiat Fiorino 1.4, 2014, branco, e foi rendido por três indivíduos, sendo dois brancos e um negro, que portava uma arma de fogo. Mediante grave ameaça, eles roubaram o carro, abandonando a vítima no local.
A ocorrência foi atendida por Guardas Municipais (GM) e, no momento da apresentação da ocorrência no Plantão Policial, outra viatura da GM, que realizava um patrulhamento em uma área de pasto, próximo ao Bairro Parque Ester, onde estão sendo construídos alguns prédios, do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’, conseguiu encontrar o veículo abandonado, sem a carga.
O carro estava com as portas abertas e apresentava um dano no para-choque dianteiro, do lado esquerdo.
O veículo foi encaminhado ao Plantão Policial, onde a ocorrência de roubo estava sendo apresentada. Depois, foi liberado para o representante da empresa de logística, que deverá trazer o veículo para a realização de perícia.
O segundo caso de roubo de carro de entregas aconteceu na tarde de segunda-feira (18), por volta das 15h30.
O veículo, também um Fiat Fiorino, 2010, branco, com placas da cidade de Mogi Guaçu, era conduzido por um motorista, 47 anos, morador de Mogi Guaçu, quando também foi surpreendido por três indivíduos. Um deles estava armado com uma pistola, prateada, usando boné, de cor parda, magro, estatura mediana, e, usando de grave ameaça, roubaram o veículo, abandonando a vítima pelo local.
Agentes do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia local encontraram o carro abandonado, porém, sem os objetos transportados.
Ele foi apresentado ao Plantão Policial e também liberado para o proprietário, mediante a apresentação da documentação de porte obrigatório.
Já na quarta-feira (20), por volta das 13h, um veículo dos Correios fazia uma entrega pelo Bairro Parque Ester, quando o carteiro que dirigia o carro foi abordado.
Segundo informações registradas, cerca de cinco indivíduos, sendo um deles armado, chegaram no momento em que ele fazia uma entrega e anunciaram o roubo.
O veículo, que estava com encomendas enviadas por Sedex, foi levado. Um dos bandidos que efetuava o roubo também obrigou o carteiro a entregar uma pochete, onde estavam alguns documentos pessoais da vítima.
Minutos depois, uma das viaturas da PM, que havia sido acionada para atender a ocorrência do roubo, localizou o veículo abandonado, sem a carga, em um loteamento, atrás do Bairro Parque Ester.
Em nota, os Correios se manifestaram sobre o roubo do veículo e das encomendas:
“Os Correios confirmam a ocorrência registrada em Cosmópolis/SP, envolvendo veículo próprio dos Correios.
Por ser assunto relacionado à segurança e para preservar a integridade dos empregados, dos clientes e dos objetos postais, os Correios não detalham informações sobre as ocorrências envolvendo empregados, veículos ou unidades da empresa.
Também não são divulgados valores, estatísticas ou imagens a respeito de assaltos.
Como os Correios são empresa pública federal, todas as informações de delitos em unidades dos Correios são comunicadas imediatamente à Polícia Federal – PF.
Nestes casos, também é registrado Boletim de Ocorrência e iniciado processo interno de apuração do delito.
Para proteger seus trabalhadores, clientes e a carga postal, os Correios possuem um acordo de cooperação técnica com a PF para a implantação de ações preventivas e repressão de roubos a carteiros e assaltos a agências em todo Brasil.
Os Correios permanecem à disposição da população pelo Fale com os Correios, pelo site http://www.correios.com.br/sobre-correios/fale-com-os-correios/ ou pelo 0800 725 0100 (sugestões, elogios e reclamações de todas as cidades).
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, das 8h às 14h.
B.O. 242/2016
278/2016