Três verdades sobre o mal

Escrevo este texto em um dia de tristeza profunda. Recebemos a notícia de que o filho de um dos nossos colegas de ministério, de apenas quatro anos, faleceu em um trágico acidente de carro. O sentimento ruim vem por saber que um casal está em sofrimento profundo pela perda de seu filho. Também sinto como pai. Imagino, ao olhar para meu filho, a dor que aqueles pais sentem nesse momento.
O pecado nos traz perigos inesperados. Vivemos sujeitos aos reveses de um mundo dominado pelo inimigo de Deus. O que nos conforta é a mensagem do provérbio de hoje. Passaremos por essas calamidades sem deixar que o medo nos vença ou que o inimigo nos pegue em suas armadilhas.
Gostaria de lhe apresentar três verdades a respeito do mal que complementam os versículos de hoje. São informações importantes para que você enfrente as dificuldades da vida sem se desesperar. A primeira delas está no Salmo 91:5: “Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia.” O inimigo de Deus lança suas flechas envenenadas sobre todas as pessoas. Mesmo que o provérbio de hoje se concentre sobre a ruína do ímpio, tanto justos quanto injustos estão sujeitos ao sofrimento. A diferença é que o justo, mesmo diante da dor, tem uma esperança maior: a volta de Jesus.
A segunda verdade que quero destacar está na carta de Pedro: “Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados” (1 Pedro 3:14). Fazer o bem não garante que teremos uma vida isenta de tragédias pessoais. A Bíblia está repleta de justos que sofreram: Jó, Daniel, Josué, etc. Portanto, é certo que, enquanto vivermos neste planeta, estaremos sujeitos ao mal.
A terceira verdade está em Romanos 8:28: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito” (Romanos 8:28). Não é Deus quem causa o mal; porém, Ele é especialista em transformar maldições em bênçãos. Se você está passando por um problema de saúde ou familiar, saiba que Deus pode extrair coisas boas das piores situações.
Por mais que existam problemas imprevistos para nós, em Sua onisciência, Deus jamais é surpreendido. Antes de algo ruim nos acontecer, Ele já sabe como nos ajudar. Apegue-se a Ele e fique tranquilo; logo o mal vai acabar.