Tricomoníase: o que é, os sintomas e a prevenção

A tricomoníase é uma infecção do trato vaginal inferior feminino ou trato genital masculino causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Pode ser assintomática ou causar uretrite e vaginite, ocasionalmente cistite, epididimite e prostatite.

Na mulher
O Trichomonas vaginalis infecta principalmente o trato genital. Mas, existe uma grande variação na forma como ela se manifesta: pode ser desde a apresentação assintomática até um estado de severa inflamação, a vaginite. Segundo a Doutora Talita Giuzio, ginecologista, obstetra e mastologista, uma em cada três mulheres com vida sexual ativa apresenta a Tricomoníase.

Causas
“Tricomoníase é causada por um protozoário unicelular chamado Trichomonas vaginalis ou T. vaginalis, um tipo de parasita minúsculo que se transmite entre as pessoas durante a relação sexual. O período de incubação entre a exposição e a infecção pode variar de cinco a 28 dias”, explica a ginecologista.

Transmissão
Segundo a Dra. Talita, o protozoário é transmitido de uma pessoa infectada para uma pessoa não infectada durante o ato sexual. Nas mulheres, a parte mais comumente afetada do corpo é o trato genital inferior (vulva, vagina, colo do útero ou uretra). Nos homens, a parte do corpo mais comumente afetada é o interior do pênis (uretra). “Não está claro por que algumas pessoas com a infecção têm sintomas enquanto outras não. Pessoas infectadas sem sintomas ainda podem transmitir a infecção para outras pessoas”, explica a especialista.

Sintomas de Tricomoníase na mulher
Muitas vezes, não é possível ver os sintomas no início, no entanto, os sintomas vulvares de tricomoníase incluem:
• Corrimento vaginal abundante, que pode ser branco, cinza, amarelo ou verde.
• Mau cheiro, que pode ser ocasionado em situações em que há uma repulsa ao parceiro(a).
• Vermelhidão genital.
• Coceira vaginal.
• Dor e ardor ao urinar ou na relação sexual.
• Dor abdominal (raro).
Esses sintomas podem piorar durante o período de menstruação.

Sintomas de Tricomoníaseno homem
Raramente, os homens apresentam sintomas e, geralmente, não têm noção que estão infectados, mas, os sintomas são:
• Irritação na parte interna do pênis.
• Leve corrimento.
• Ardor ao urinar ou ejacular.

Diagnóstico de Tricomoníase

Dra. Talita Giuzio
Ginecologista, obstreta e mastologista
CRM 151.792

Não é possível diagnosticar a tricomoníase apenas com base nos sintomas, já que muitas pessoas não os apresentam. Desta forma, “o diagnóstico da tricomoníase pode ser feito por um profissional de saúde através do exame físico; geralmente, em exames de rotina, como papanicolau, onde será observado se a mulher possui corrimento amarelado e odor forte na vagina. Além disso, tanto para homens quanto para mulheres, será necessário realizar alguns exames laboratoriais para diagnosticar a tricomoníase”, explica a médica.

Tratamento de Tricomoníase
Tanto o paciente quanto os parceiros e parceiras sexuais precisam de tratamento e ainda evitar manter relações sexuais desprotegidas até que a infecção seja curada, o que leva cerca de uma semana.

Prevenções necessárias
• Use camisinha corretamente todas as vezes que tiver relações sexuais.
• Limite o número de parceiros ou parceiras sexuais.
• Praticar a abstinência sexual ou limitar o contato sexual com um(a) parceiro(a) infectado(a).
• Se você acha que está infectado(a), evite contato sexual e procure um médico.
É de extrema importância consultar um especialista caso apresente algum sinal da doença.