Trilha do Encanamento

O local possui um visual fantástico, além de ser atrativo aos praticantes de esportes

O Rio Jaguari é, sem dúvida, o nosso rio mais importante. Ao redor dele que a história de Cosmópolis se desenrolou. Por conta dele, a Fazenda Funil foi fundada e, mais tarde, comprada pela família Nogueira para a constituição da Usina Ester.
Às margens do Jaguari, onde hoje é o famoso Encanamento, havia uma colônia de trabalhadores da Usina e ali, onde atualmente existem somente ruínas dentro do rio, era um desvio das águas para essa colônia, que por ter caído em desuso, foi se deteriorando com o tempo.
Essa altura do rio Jaguari, onde fica o Encanamento, é muito procurada por visitantes, pois, além de uma bela vista, o local garante diversão e proporciona momentos de lazer para quem busca suas águas para se refrescar.
A trilha para chegar é um atrativo à parte, principalmente aos aventureiros, sejam eles praticantes de trekking, ou os “bikers”, que encontram na descida íngreme adrenalina e um visual fantástico, em meio à vegetação. É muito comum encontrar ciclistas fazendo uma descida radical pela trilha.
Gostaria de aproveitar a oportunidade dessa conversa e tocar num assunto muito importante para o turismo. Temos mostrado ao longo de nossas matérias muitos locais com potencial turístico que ficam em meio à natureza, mesmo que já tenham sido tocadas pelo homem, seja por construções, plantações ou apenas como passagem, não deixam de ser patrimônios naturais.
Senti a necessidade de frisar a importância de visitar esses locais, curtir a natureza, mas deixá-la intacta. Infelizmente, temos percebido que muitos passeiam pelos lugares citados, depredam coisas ao redor, arrancam plantas, quebram árvores e, principalmente, deixam lixo para trás.
Parece tolice tocar tanto nesse assunto. Penso que isso deveria já fazer parte dos nossos hábitos e, muitas vezes, me pego decepcionada, questionando como ainda existem pessoas capazes de largar tanto lixo em lugares tão essenciais para a cidade.
Então, registro aqui um apelo. Vai visitar uma localidade? Leve uma sacolinha, deposite seu lixo ali e, principalmente, leve seu lixo para jogar em um local apropriado.
Assim, poderemos, ao longo do tempo, criar o que chamamos de turismo sustentável, ou seja, um turismo que se sustente, que seja capaz de receber visitantes e permanecer atrativo.
Fazendo isso, a natureza permanece bela, esperando por você para novas visitas e agradecendo o cuidado nos pequenos detalhes que são mostrados aos olhos mais atentos e sensíveis!
Texto: Letícia Atmann Frungilo
Secretaria de Cultura e Turismo de Cosmópolis
Facebook: Turismo Cosmópolis