Trilhas cosmopolenses

Secretaria de Indústria e Comércio de Cosmópolis divulga balanço positivo na geração de empregos (1)
A Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo, Geração de Emprego e Renda divulgou balanço positivo na geração de emprego, na quinta-feira, 04, baseado em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho. Enquanto no país o número de desligamentos foi muito superior ao número de contratações, gerando 860.503 desempregados, o município de Cosmópolis apresentou um saldo positivo, em 2020, de 361 postos de trabalho com carteira assinada.

Secretaria de Indústria e Comércio de Cosmópolis divulga balanço positivo na geração de empregos (2)
Somente neste ano, foram 1.566 admissões contra 1.205 desligamentos. Mesmo no mês de abril, em plena pandemia do novo Coronavírus, o saldo foi positivo.
JANEIRO – Admissões: 473 | Desligamentos: 322 | Saldo: 104
FEVEREIRO – Admissões: 473 | Desligamentos: 271 | Saldo: 202
MARÇO – Admissões: 399 | Desligamentos: 360 | Saldo: 39
ABRIL – Admissões: 268 | Desligamentos: 252 | Saldo: 16
Vale ressaltar que os números divulgados se referem a empregos criados somente no município de Cosmópolis com carteira assinada.

Secretaria de Saúde organiza treinamento para médicos e profissionais da saúde de Cosmópolis
Para conseguir atingir todos os profissionais de saúde que trabalham com saúde mental e ao mesmo tempo respeitar as orientações de distanciamento social e evitar aglomerações por conta da pandemia do novo Coronavírus, o treinamento acontece com número restrito de participantes e em etapas. Para o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nise da Silveira, José Antonio Pereira de Lima, a ideia foi empoderar os profissionais da saúde da Rede Básica de Cosmópolis que cuidam de pacientes com transtornos mentais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Na semana do meio ambiente, escolas municipais se organizam para participar ativamente das atividades do projeto Gota d´água
Em 2019, Cosmópolis recebeu certificado de Destaque do Ano pelas atividades desenvolvidas, além de vencer o Prêmio Sua Gota Faz a Diferença, com um vídeo produzido pela EMEB Antônio Pegorari. Todas as 29 escolas da Rede Municipal de Ensino de Cosmópolis estão desenvolvendo atividades no Portal de Educação e Sala Digital e, em especial, nesta semana, as propostas são relacionadas ao cuidado, preservação do meio ambiente e uso consciente da água.

Licitação “Deserta” sem nenhum interessado
O Pregão Presencial nº 04/2020, destinado à aquisição de combustível (gasolina, tipo comum), para abastecimento dos quatro veículos da Câmara Municipal de Cosmópolis, até o dia 31 de dezembro de 2020, foi REVOGADO, por restar licitação DESERTA (ausência de interessados).

Feirantes de outras cidades estão isentos de taxa
Os feirantes que são devidamente cadastrados na Prefeitura e que ficaram impedidos de exercerem atividades em razão de serem de outras cidades, ficarão isentos de pagamento das taxas enquanto perdurarem os atos restritivos da Covid-19. Lembrando que as feiras livres do nosso Município somente estão ocorrendo aos sábados, das 06h00 às 12h30, com restrição quanto ao número de barracas, distanciamento e com feirantes apenas do município de Cosmópolis.

Todo cidadão tem direito a saber da Covid-19 em Cosmópolis
Nem todos sabem, mas é obrigação da Prefeitura Municipal atualizar dados da Covid-19 através do Portal (na internet) no site:
I – orçamento detalhado de todas as receitas e despesas referentes aos gastos com ações de saúde para o enfrentamento da epidemia de Covid-19, incluindo os repasses de recursos do Estado e da União;
II – listagem atualizada de todas as ações realizadas para combater a epidemia de Covid-19;
III – número de leitos hospitalares ocupados e disponíveis para atender pacientes diagnosticados com Covid-19;
IV – número de pacientes diagnosticados com Covid-19, por faixa etária, gênero e bairros;
V – número de óbitos, registrados em decorrência da Covid-19;
VI – número de testes, negativos e positivos;
VII – número de profissionais da saúde trabalhando no combate a Covid-19;
VIII – número de profissionais da saúde infectados pela Covid-19.

Facebook e Instagram não são mídias Oficiais da Prefeitura
De acordo com a LEI Nº 4.133, DE 28 DE MAIO DE 2020, toda notícia referente a Covid-19 deve ser colocada no site da Prefeitura de Cosmópolis, com atualização diária. A Lei não cita Redes Sociais como Instagram e Facebook como fontes de informações oficiais aos munícipes. Veja o diz a Lei: “Dispõe sobre a criação do portal da transparência sobre as ações emergenciais de combate à epidemia de Covid-19 no Município de Cosmópolis”.

Medida de Decreto de redução de horário tem divergência de opiniões
Após postagem de um vídeo no Facebook da TV Jaguari, sobre a redução de horário de funcionamento dos comércios, os comentários de internautas eram de diversas opiniões. Muitos alegavam culpa da população que não tinha respeito e parte culpava o Decreto Estadual e que depois se tornou Decreto Municipal, que reduziu o horário de funcionamento. Ex.: 14h00 às 18h00 e isso causou choque de horário reduzido e, consequentemente, aglomerações. O receio com isso é o aumento da pandemia.

Reabertura do comércio atrai multidão ao Centro
No primeiro dia da reabertura gradual do comércio de Cosmópolis, na segunda-feira, após às 14h , a movimentação de pessoas foi intensa, sobretudo, na Av. Ester e cruzamentos. Grandes filas se formaram, nem todos respeitaram distanciamento, deixando até funcionários em risco. O uso de máscaras, apesar de obrigatório, foi desrespeitado por parte dos consumidores. A verdade era uma só, parececia véspera de Natal.